PUBLICIDADE

Cidades

Poeta distribui livros como presente de Natal na periferia de São Paulo

15 dez 2012 - 17h41
(atualizado às 17h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Moradores do Jardim São Luiz e de bairros vizinhos, na região de Santo Amaro - periferia da zona sul da cidade de São Paulo -, que passaram pelo Largo de Piraporinha receberam neste sábado, como presente de Natal, livros de literatura com poesias e contos de autores como Mário de Andrade e Lima Barreto.

Com um microfone na mão, o poeta Sérgio Vaz explicava às pessoas que aquele movimento era o da campanha Natal com Livros - uma ideia dele desenvolvida com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Fundação Editora da Unesp e as editoras Trip e Global.

"Esse papo de que as pessoas não gostam de ler é mito. Não leem porque não têm acesso ao livro", disse Sérgio Vaz, enquanto falava com as pessoas que queriam saber do que se tratava aquele movimento na praça. Ele explicou que, quando chega o Natal, logo se pensa em dar brinquedos para as crianças mais pobres."[Com a campanha], quisemos dar cidadania, pois o livro tem o poder de transformar a comunidade."

Ele informou que foram impressos em torno de 8 mil exemplares para serem distribuídos gratuitamente com a ajuda de colabores. A revista Trip, por exemplo, organizou um evento em que arrecadou recursos para isso.

Sérgio Vaz é conhecido naquela área onde criou a Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), um movimento cultural que, todas as quartas-feiras, promove saraus de poesias e reuniões artísticas com espaço aberto à população carente, na Rua Bartolomeu dos Santos, 797, local onde funciona o bar Zé Batidão.

"Nunca fui muito fanática por leitura, mas adorei a ideia porque tem muita gente que não pode comprar livros", afirmou Maria Áurea dos Santos, de 37 anos, ao pegar um dos exemplares. Relatando ter estudado até a 7ª série, ela disse que iria ler e passar o livro para os dois filhos, um com 13 e outro com 9 anos.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade