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Marginais de SP têm 102 acidentes após aumento de velocidade

9 mar 2017
15h19
atualizado às 15h22
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A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de São Paulo, registrou 102 acidentes com vítimas no primeiro mês de vigência do Programa Marginal Segura, que inclui o aumento das velocidades nas faixas. Segundo dados divulgados hoje, 84 acidentes envolveram motos. Houve uma morte de motociclista e quatro atropelamentos. A média mensal anterior era de 64 acidentes, indicam informações preliminares.

Imagem da Ponte Estaiada da Marginal Pinheiros, em São Paulo
Imagem da Ponte Estaiada da Marginal Pinheiros, em São Paulo
Foto: Istoé

A execução do programa na capital paulista completou um mês no último dia 25, com uma série de ações de segurança, fiscalização, sinalização e educação no trânsito das marginais Pinheiros e Tietê, por onde trafegam 1,2 milhão de veículos por dia.

Desde o dia 25 de janeiro, as velocidades máximas foram reajustadas de 70 quilômetros por hora (km/h) para 90 km/h na pista expressa, de 60 km/h para 70km/h na pista central, e 50 km/h para 60 km/h na pista local. A exceção é a faixa direita da pista local, mais perto da calçada, que fica com 50 km/h.

Segundo a CET, as medidas priorizaram a segurança dos motoristas e pedestres e o número de agentes foi reforçado, passando de 45 em 2016 para 75 em 2017. Assim, mais ocorrências passaram a ser atendidas. A CET também reforçou e ampliou a sinalização das marginais, com a instalação de 900 placas.

Balanço de 2016 ainda será fechado

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social fez 60 acolhidas a moradores em situação de rua, sendo 47 na Marginal Tietê e 13 na Pinheiros e a Secretaria Municipal de Habitação identificou as áreas de risco e fez o cadastramento das famílias que moram às margens das pistas.

A CET informou que ainda está fechando o balanço do ano de 2016, mas dados preliminares indicam que a média mensal do ano anterior foi de 64 acidentes.

Para o taxista Fausto Ferreira dos Santos, a readequação das velocidades nas marginais é importante, já que, para ele, os limites anteriores atravancam o trânsito. "Ficou melhor.

As marginais fluem melhor, exceto no pico forte do trânsito. Os acidentes não são causados pela velocidade e, sim, por causa da negligência de alguns motoristas, e por ambulantes que entram na pista quando a velocidade reduz".

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Agência Brasil Agência Brasil

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