PUBLICIDADE

SP pode barrar cartuns que criticam "guerra às drogas"

Campanha "Da Proibição Nasce o Tráfico" circula em ônibus; governo do Estado fala em "apologia às drogas"

28 mai 2015 - 18h31
(atualizado às 21h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A campanha “Da Proibição Nasce o Tráfico”, que circulou durante um mês na traseira de ônibus do Rio de Janeiro, chegou a São Paulo nesta semana sob ameaça de “censura”. A campanha traz críticas à “guerra às drogas” na tentativa de mostrar que a violência do tráfico mata mais que o consumo de drogas em si.

O cartunista carioca André Dahmer também deu sua contribuição
O cartunista carioca André Dahmer também deu sua contribuição
Foto: Divulgação

Os cartuns de Angeli, Laerte, André Dahmer, Arnaldo Branco e Leonardo estampam 40 veículos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), do governo do Estado, mas a reportagem apurou que a companhia tentava, até a tarde desta quinta-feira, suspender a circulação das mensagens.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Os anúncios veiculados nos ônibus são feitos por uma empresa que presta serviços para a EMTU e que estaria sendo pressionada pela companhia a retirar os cartuns de circulação. O argumento usado seria o de que as mensagens fazem “apologia às drogas”.

A socióloga Julita Lemgruber, coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) da Universidade Candido Mendes e idealizadora da campanha, disse que está tentando resolver o assunto “politicamente”.

“Isso é cerceamento à liberdade de expressão, é censura. Estamos tentando resolver a questão politicamente. Se não for possível resolver politicamente, vamos acionar a Justiça”, afirmou. “A campanha circulou durante um mês no Rio de Janeiro. Por que aqui em São Paulo estamos tendo este problema?”, questionou. "A gente percebe que estimular a rfeflexão das pessoas incomoda muita gente. A gente vai lutar para que essa campanha não saia da rua e, mesmo que ela saia, a gente vai lutar para que ela volte", disse Julita.

Procurada, a EMTU não se pronunciou a respeito.

Laerte, Dahmer e Arnaldo comentam participação em campanha:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade