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Com nova linha BRT, Rio vai retirar 500 ônibus das ruas

Prefeitura confirmou a retirada no evento anterior a inauguração da nova linha BRT Transcarioca, que ligará a Barra da Tijuca, na zona oeste, até o aeroporto do Galeão, na zona norte

29 mai 2014 - 13h50
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Os 500 coletivos serão retirados de forma gradual, como explicou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes
Os 500 coletivos serão retirados de forma gradual, como explicou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes
Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro / Divulgação

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou nesta quinta-feira, em coletiva de imprensa, que com a inauguração da linha BRT Transcarioca, neste domingo, irá retirar de forma gradual das ruas um efetivo total de 500 ônibus das ruas da capital fluminense.

O novo corredor de ônibus expresso atenderá um total estimado de 400 mil passageiros entre o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, zona oeste, até o aeroporto internacional do Galeão, na zona norte. São 39 kms de extensão passando por um total de 14 bairros.

“Essa redução de coletivos e de linhas é que vai permitir o melhoramento do sistema de ônibus da cidade. Se diminui, você consegue fiscalizar melhor também”, disse o prefeito na coletiva de imprensa acompanhado pelo secretario municipal de Transportes, Alexandre Sansão. “Eu não quero dar um prazo final (para o corte das linhas e veículos), não é certo tirar uma linha sem uma panfletagem de pelo menos 15 dias”, complementou.

A cerimônia de inauguração neste domingo contará com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff. Num primeiro momento, o sistema funcionará das 10h às 15h, para que seja testado, entre a estação Tanque e o terminal Alvorada, na Barra.

No futuro, a operação do trecho, vital para o deslocamento de passageiros e turistas, principalmente para os Jogos Rio 2016, poderá ser estendido para 24 horas. A partir do dia 4 de junho, o BRT Transcarioca vai operar das 5h às 23h (Galeão-Alvorada), no esquema semidireto, ou seja, com uma parada na estação Vicente Carvalho, onde o usuário poderá migrar para a linha 2 do Metrô Rio. 

 Primeiro corredor expresso da capital fluminense no sentido transversal, ao custo de R$ 1,9 bilhão, ele reduzirá o tempo gasto entre a Barra e o aeroporto internacional em cerca de 60% - de acordo com a secretaria municipal de Transportes. 

Com o serviço em prática e sendo corrigido aos poucos, em seu pleno funcionamento, poderá servir de baldeação ainda nos bairros de Madureira e Olaria (trens da Supervia), além de outros corredores do BRT, como a Transoeste (terminal Alvorada), com o futuro corredor da Transolímpica (Deodoro), e Transbrasil (terminal Fundão). 

 A ideia da Prefeitura, além de melhorar o tráfego de veículos nas regiões citadas, é reduzir a frota de ônibus em cerca de 500 coletivos, como citado pelo prefeito na manhã desta quinta-feira. Toda a operação do novo Transcarioca será monitorada pelo Centro de Controle Operacional – no seu ápice, ele terá 147 veículos. 

Fonte: Terra
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