PUBLICIDADE

BA: encenação do nascimento de Jesus dá início às festas do Natal

19 dez 2013 - 02h56
(atualizado às 03h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Apesar da chuva forte que caiu na cidade durante todo o dia, cerca de 400 pessoas foram ao Dique para a apresentação em 13 atos
Apesar da chuva forte que caiu na cidade durante todo o dia, cerca de 400 pessoas foram ao Dique para a apresentação em 13 atos
Foto: Ana Carolina Araújo / Especial para Terra

Em tempos de Jingle Bells, jogos de amigo oculto e muitas idas ao shopping para compra de presentes como principais sinais de que o Natal está próximo, a cidade de Salvador ganhou uma comemoração à moda antiga: uma encenação do nascimento de Jesus.

A peça, que tem direção de Elisa Mendes e tem 15 atores e três bailarinos no elenco, foi apresentada pela primeira vez na noite desta quarta-feira (18), no Dique do Tororó, e terá sessões diárias até domingo, sempre às 20h. A novidade é fruto de uma parceria entre a prefeitura da cidade e a Arquidiocese de Salvador.

Apesar da chuva forte que caiu na cidade durante todo o dia, cerca de 400 pessoas foram ao Dique para a apresentação em 13 atos, que aconteceu entre as 20h e às 21h. Foi o caso da professora Jaciara Lima, que acompanhada do marido e das duas filhas, resolveu assistir ao espetáculo. “Não sou muito de ir à igreja e por isso tenho dificuldade de explicar às minhas filhas o significado do Natal. Achei que trazer a família para assistir, como meus pais faziam comigo, seria um jeito bom de fazer isso”, explicou.

Essa e muitas outras famílias se impressionaram com a atuação dividida em três palcos sobre a lagoa artificial e os efeitos especiais, principalmente o telão de água que exibiu parte da história. O pequeno Cauã Silva, de apenas oito anos, ficou encantado. “Para mim parecia mágica. Nunca vi imagem assim na água. Só em telão e TV”, contou satisfeito. O espetáculo foi encerrado com o show pirotécnico de cinco minutos, que se repetirá até o próximo domingo.

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), assistiu ao espetáculo ao lado das duas filhas e da ex-esposa, Lídia Salles. Sentado na primeira fila, ele comemorou a quantidade de pessoas já no primeiro dia de apresentação. “Felizmente, a chuva do dia todo cessou e nosso medo de que as pessoas ficassem em casa não se confirmou. Nuca cidade tão cheia de problemas como a nossa, fazer algo que ajude as pessoas a se emocionarem, e terem sentimentos bons é uma satisfação”, comemorou.

Após a apresentação, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, fez questão de lembrar que o nome da capital baiana é inspirado na própria noite de Natal, e por isso a data deve ser muito comemorada na cidade. “O nome “salvador” veio com o nascimento de Jesus, do Messias. Se levarmos isso em conta, devemos trabalhar para ter o melhor Natal do Brasil. Esse foi só o começo”, prometeu.

Quem ainda não assistiu “O nascimento de Jesus” poderá acompanhar as apresentações que acontecem hoje, amanhã e depois, sempre às 20h, no Dique do Tororó. No dia 25, a partir das 17h, Dom Murilo Krieger celebra no local a missa campal do Natal, que será seguida pela premiação do tradicional Concurso de Presépios e pelo Prêmio de Música Católica. O arcebispo também presidirá as celebrações natalinas da Catedral Basílica às 19h do Dia 24 e às 10h do dia 25.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade