PUBLICIDADE

Após onda de calor, Rio entra em alerta devido a chuva

16 jan 2014 - 19h12
(atualizado em 17/1/2014 às 10h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro de Operações da prefeitura do Rio colocou todo o município em estágio de atenção, às 18h50, devido à atuação de áreas de instabilidade, associadas à frente fria. Alguns minutos depois, as bacias das baías de Sepetiba e da Guanabara e a zona sul entraram em alerta, voltando a atenção, às 21h20. O estágio de atenção é o segundo nível numa escala de quatro, já o alerta está um grau acima, e significa a possibilidade de chuva forte nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos isolados.

Confira a previsão do tempo na sua cidade

Saiba como se calcula a sensação térmica 

Raios caíam sobre a cidade, e foram flagrados na região do morro Dona Marta e do Pão de Açúcar. A temperatura que chegou aos 37ºC nesta quinta-feira, caiu para 29ºC.

Temporal fecha aeroporto

O forte temporal castigava o município do Rio e outras cidades do Estado no início da noite. Na capital, ruas de vários bairros ficaram alagadas e o Aeroporto Santos Dumont fechou por algumas horas para pousos e decolagens por causa dos ventos, que chegaram a 87 km/h.

A autoestrada Grajaú-Jacarepaguá estava sem luz. Na zona sul, a energia faltou em vários bairros, afetando o metrô, que fechou a Linha 2, entre a Tomas Coelho e Pavuna. A avenida Radial Oeste foi interditada na altura do Maracanã, sentido centro, devido ao acúmulo de água na via. O trânsito era desviado pela rua São Francisco Xavier.

Sirenes acionadas

As 21 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da prefeitura foram disparadas a partir das 19h35, e os moradores foram orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil a se dirigiram aos pontos de apoio distribuídos pelas comunidades. De acordo com a prefeitura, as maiores concentrações de chuva são nas comunidades do Vidigal e da Rocinha, na zona sul da cidade, Alto da Boa Vista, Madureira e Piedade. Há vários bairros sem luz, como Humaitá, parte do Jardim Botânico, Santo Cristo e parte do Meier.

A previsão é de chuvas até a noite de domingo, assim as temperaturas ficam mais amenas, embora ainda atinjam os 30ºC. A partir de segunda-feira, o sol volta a brilhar e as temperaturas, a subir novamente. 

A onda de calor registrada em Santa Catarina fez com que menor temperatura registrada não passasse dos 26ºC em Florianópolis Foto: Luciano Bergamaschi / Especial para Terra A onda de calor registrada em Santa Catarina fez com que menor temperatura registrada não passasse dos 26ºC em Florianópolis Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

Com informações do Jornal do Brasil

Colaborou com esta notícia a internauta Joao Otávio Nunes , do Rio de Janeiro (RJ), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade