PUBLICIDADE

Barbosa classifica situação carcerária do RN como desesperadora

Presidente do Supremo Tribunal Federal visitou o Foro das Comarcas de Natal, na manhã desta sexta-feira

19 abr 2013 - 16h58
(atualizado às 17h02)
Compartilhar
Exibir comentários
A situação precária foi flagrada na delegacia de Nova Cruz, devido à falta de espaço e de local adequado para encaminhar os presos
A situação precária foi flagrada na delegacia de Nova Cruz, devido à falta de espaço e de local adequado para encaminhar os presos
Foto: Divulgação

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, ao tomar conhecimento da realidade das penitenciárias do Rio Grande do Norte, disse que “a situação é desesperadora”. Ele visitou o Foro das Comarcas de Natal, na manhã desta sexta-feira. Ele viu presos algemados a uma barra de ferro em uma parede do cárcere. “Isto é muito grave”, salientou Barbosa.

A situação foi flagrada pelo mutirão na delegacia de Nova Cruz (a 93 km de Natal), devido à falta de espaço e de local adequado para encaminhar os presos. Joaquim Barbosa, acompanhado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Aderson Silvino, e do diretor do Foro, juiz Madson Ottoni, esteve em diversas dependências do fórum e ouviu os magistrados que trabalham no mutirão.

O ministro recebeu informações sobre a situação dos presos do regime provisório e nos presídios estaduais. Em 2010, durante o primeiro mutirão do CNJ realizado no Estado, a situação encontrada nas unidades já era precária. “É preciso destacar que enfrentar o problema carcerário é resolver uma questão que traz a pacificação social”, ressaltou o presidente do Supremo. 

“O CNJ está preocupado com esta realidade, que afeta não só quem lida diretamente com ela, mas toda a sociedade, e se repete em vários pontos do País”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Aderson Silvino.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade