PUBLICIDADE

Anvisa proíbe venda de extrato de tomate com pelo de roedor

Laudo indicou presença “acima do permitido”; Heinz disse que se trata de uma notificação do ano passado e que recolheu todas as embalagens

18 jul 2016 - 12h35
(atualizado às 12h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta segunda-feira (18), a distribuição e comercialização, em todo território nacional, de um lote de extrato de tomate da marca Heinz, após laudo detectar pelo de roedor no produto. A decisão foi publicada no Diário Oficial.

Um laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias detectou “matéria estranha indicativa de risco à saúde humana e pelo de roedor, acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente”. A empresa também deve recolher todo o estoque posto à venda do lote L06, com validade até 1 de abril de 2017. Em 2013, o órgão interditou um lote de Ketchup devido ao mesmo problema.

Laudo detectou pelo de roedor acima do permitido
Laudo detectou pelo de roedor acima do permitido
Foto: iStock

Em comunicado, a Heinz explicou que o caso “se trata de notificação realizada em julho de 2015 pela Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária de Minas Gerais, acerca de lote encontrado somente nessa região. Na ocasião, a empresa recolheu as embalagens disponíveis no comércio do lote 06, validade 4/2017, de extrato de tomate da marca, não havendo qualquer contraindicação ao consumo dos lotes presentes nos mercados hoje. Em 14 junho deste ano, o processo foi dado como encerrado pela Anvisa, com a publicação no Diário Oficial da União”.

A companhia acrescentou que adota “rigoroso controle de qualidade em todas as etapas da produção, desde a escolha de fornecedores, processo produtivo e distribuição final dos seus produtos. Internamente ainda possui diversos mecanismos que avaliam de forma constante suas boas práticas de fabricação dentro de um Sistema de Gestão da Qualidade próprio. A Kraft Heinz Brasil reafirma seu total respeito, transparência e compromisso com o consumidor, com o foco constante na máxima qualidade de seus produtos, comprovada e reconhecida em todo o mundo”.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade