PUBLICIDADE

Agência europeia recomenda limite diário de ingestão de cafeína

27 mai 2015 - 20h23
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo Autoridade de Segurança Alimentar da UE, beber mais do que cinco expressos por dia pode ser prejudicial à saúde. Recomendação é resultado de uma avaliação a nível europeu sobre os riscos de café e energéticos.

A Autoridade de Segurança Alimentar da União Europeia (Efsa), afirmou nesta quarta-feira (27/05) que a ingestão de cafeína de uma pessoa adulta deve permanecer abaixo de 400 miligramas por dia – o equivalente a cinco expressos ou cinco latas de bebida energética.

O estudo da Efsa é o primeiro a nível europeu a divulgar os riscos da ingestão de cafeína a partir de diferentes fontes – não somente do café.

Mantendo-se o limite recomendado de 400 miligramas "não há preocupações para a segurança da saúde de adultos saudáveis na população em geral, exceto de mulheres grávidas", afirmou a Efsa em seu relatório de 120 páginas.

Segundo a agência europeia, mulheres grávidas devem limitar a ingestão diária de cafeína em 200 miligramas para proteger o feto. Pessoas jovens também foram aconselhadas a manter o consumo de cafeína sob controle, consumindo no máximo apenas três miligramas de cafeína por quilo de massa corporal.

"Um adolescente que toma café, uma Coca-Cola e dois ou três energéticos a cada dia facilmente excederá este limite", disse um porta-voz da Efsa. Uma imagem postada na conta oficial do Twitter da agência mostra a quantidade de cafeína que cada produto contém – desde uma xícara de café até uma barra de chocolate.

A agência foi encarregada de definir um parâmetro de referência europeu para o consumo seguro de cafeína, depois de alguns países terem levantado preocupações sobre os impactos potencialmente perigosos de um estimulante sobre o coração e o sistema nervoso.

Mas manter o limite de 400 miligramas diários de cafeína não deve realmente ser um grande sacrifício para muitos europeus. Durante a avaliação, a Efsa descobriu que a ingestão média por dia entre adultos na Europa varia entre 37 e 310 miligramas de cafeína.

Dinamarca foi contabilizada com o maior consumo de cafeína com 33% dos consumidores de cafeína excedendo o limite diário de 400 miligramas. A Holanda ficou em segundo lugar com 17,6%, seguida pela Alemanha com 14,6%.

PV/rtr/afp

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade