PUBLICIDADE

Abbas comparecerá ao funeral de Shimon Peres

29 set 2016 - 12h02
Compartilhar
Exibir comentários

Presidente da Autoridade Palestina é o primeiro líder árabe a anunciar presença no evento oficial de despedida a um dos pais fundadores do Estado israelense, em Jerusalém. Abbas não visita o país vizinho há seis anos.O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, pediu para comparecer ao funeral do ex-líder israelense Shimon Peres nesta sexta-feira (30/09), em Jerusalém, e teve sua solicitação aceita pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Abbas deve ser acompanhado de uma delegação de políticos de alto escalão palestinos, incluindo Muhammad al-Madani, encarregado da Autoridade Palestina de relações com a sociedade israelense, e Saeb Erekat, secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

Segundo uma fonte oficial palestina ouvida pela agência de notícias AP, com a visita a Jerusalém, Abbas pretende "enviar uma longa mensagem à sociedade israelense de que os palestinos são a favor da paz e apreciam os esforços de homens pacíficos como Shimon Peres".

Peres, que foi presidente e primeiro-ministro, morreu nesta quarta-feira aos 93 anos. Ele foi um dos fundadores do Estado de Israel e recebeu, em 1994, o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para a resolução do conflito com os palestinos. As negociações de paz estão congeladas desde 2014 e, portanto, não estava claro se Abbas compareceria ao funeral.

Está será a primeira visita do líder palestino a Israel desde 2010 e deve ser a primeira vez que ele cumprimentará Netanyahu desde novembro passado.

Na quarta-feira, ele enviou condolências à família de Peres, destacando que o político lutou pelo paz até o dia de sua morte. Abbas foi o primeiro líder árabe a anunciar sua presença no funeral.

Primeiras homenagens

Nesta quinta-feira, líderes israelenses e a população do país prestaram as primeiras homenagens a Peres em Jerusalém. Carregado por uma guarda militar e envolto por uma bandeira israelense, o caixão do ex-líder foi colocado diante do Knesset, o Parlamento israelense.

Netanyahu e o presidente Reuven Rivlin depositaram coroas de flores ao lado do caixão, enquanto as bandeiras do Parlamento eram mantidas a meio-mastro. Milhares de pessoas devem passar pelo local para se despedir de Peres até a noite desta quinta-feira.

Para o funeral de Estado desta sexta-feira, além de Peres, são aguardados líderes como os presidentes americano, Barack Obama, alemão, Joachim Gauck, e francês, François Hollande.

LPF/ap/afp/rtr/dpa/ots

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade