PUBLICIDADE

Vírus H1N1 segue estável e sem mutação, diz chefe da OMS

25 jun 2009 - 15h25
(atualizado às 17h32)
Compartilhar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quinta-feira que o vírus H1N1 permanece estável e ainda não há sinais de que esteja se combinando com outros vírus de influenza. Algumas autoridades de saúde expressaram preocupação com a possibilidade de o H1N1, conhecido como o vírus da gripe suína, combinar-se com o vírus da gripe aviária H5N1 e tornar a atual pandemia muito mais letal.

"O vírus ainda está muito estável", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, em uma entrevista coletiva em Moscou, ao ser perguntada se havia algum sinal de combinação do vírus com outras cepas, como a da gripe aviária. "Mas todos nós sabemos que o vírus influenza é altamente imprevisível e tem um potencial enorme para mutação", afirmou Chan, após encontrar-se com a ministra da Saúde da Rússia, Tatyana Golikova.

As declarações de Chan foram um dos primeiro comentários feitos pela diretoria da OMS desde que a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou situação de pandemia de influenza em 11 de junho. Chan disse que os vírus precisam ser monitorados de perto para garantir que não haja mutação. "Precisamos observar como eles estão se comportando nos países do Hemisfério Sul para ver se o vírus H1N1 e o da influenza sazonal comum vão se recombinar. Até agora não detectamos nenhum sinal", afirmou.

"Outra coisa importante que precisamos monitorar é o H1N1 e o H5N1, que é endêmico em alguns países da Ásia e do Oriente Médio. Gostaríamos de ver se haverá alguma mudança", afirmou ela. "De novo, não detectamos nenhum sinal de qualquer reagrupamento."

Chan, que é de Hong Kong, disse que, embora muito esforço esteja sendo feito na busca de vacinas, medidas de bom senso podem reduzir os riscos de infecção. "Na prevenção e na redução do risco dessa infecção tem se dado muita atenção, é claro, aos antivirais e às vacinas. Mas não podemos esquecer de que há o que chamamos de medidas não farmacêuticas que são muito eficazes", disse.

"São medidas simples que cada um pode tomar para se proteger: não fume, descanse, tenha uma dieta balanceada para sustentar um alto grau de imunidade e lave as mãos com frequência com água e sabão. Se, infelizmente, você for infectado, por favor consulte um médico."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade