PUBLICIDADE

Vírus H1N1 já atinge 60% das pessoas com gripe, estima governo

24 jul 2009 - 13h58
(atualizado às 14h15)
Compartilhar

O Diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, disse que é possível acreditar que 60% das pessoas gripadas estejam contaminadas com o vírus da Influenza A (H1N1). Segundo Hage, foram realizados 2570 testes em todo o Brasil nos hospitais de referência e que os resultados deram positivo para a gripe A em 60% dos casos.

» Ministério corrige nº de mortes por gripe suína no Brasil

» OMS: gripe atingirá todos os países do mundo

» Gripe suína já matou cerca de 800 pessoas

Com isso, a estimativa é que a proporção seja a mesma para o restante dos gripados no País. ¿De todos os exames realizados que apontaram algum sintoma de gripe, 60% eram pelo novo vírus. No caso do Chile e Argentina, esse percentual é superior a 90%", disse Eduardo Hage.

O diretor afirma ainda que a previsão é que a porcentagem de contaminações no Brasil aumente, sem que isso signifique descontrole no tratamento ou número crescente de mortes. "No Brasil, pode haver um aumento neste percentual de 60%. Isso pode significar que o vírus da Influenza A esteja substituindo os vírus que circulavam antes da gripe comum", explica Hage.

Mesmo com a possibilidade de substituição dos vírus comuns pelo H1N1, o diretor de Vigilância Epidemiológica disse que o Ministério da Saúde não vai alterar a recomendação de só administrar os medicamentos anti-virais para os casos graves de Influenza A confirmados.

¿Os sintomas são os mesmos, a abordagem do tratamento é a mesma para gripe comum e para a nova gripe. O uso indiscriminado do antiviral para todos os casos de gripe pode gerar resistência. Pode induzir que o vírus A tenha uma mutação¿, alerta.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade