Vestibular

Vestibular

Quarta, 9 de junho de 2010, 10h56

Faetec abre inscrições para cursos técnicos

As inscrições do concurso para o preenchimento de 3.230 vagas nos cursos técnicos subsequentes e superiores da rede da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) estão abertas. Os interessados devem acessar o site www.faetec.rj.gov.br, no link Concurso 2010.2 onde encontrarão tanto o formulário de inscrição quanto os Manuais com todas as informações sobre vagas, cursos, unidades e o calendário do concurso.

» Siga Terra Notícias no Twitter

Inscrições
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet. Depois de escolher a área técnica que quer se especializar o candidato deve acessar o site www.faetec.rj.gov.br, no link Concurso 2010.2 ler o Manual, preencher o formulário de acordo com as orientações, imprimir o boleto bancário e em seguida, pagar a taxa de inscrição de R$ 38,00, na rede bancária, o que automaticamente confirma o processo.

Isenção da taxa
O encaminhamento do pedido de isenção da taxa inscrição e as pré-inscrições no sistema de cotas (no caso dos cursos superiores) devem ser feitos até o dia 11 de junho. Os interessados devem imprimir o formulário próprio que está no site, preencher e com a documentação, encaminhar pelo Correio para a Caixa Postal 68.561 CEP 21941-972 RJ, devidamente registrada. Os resultados serão divulgados no dia 22 de junho, também no site.

Os candidatos às vagas dos cursos superiores que solicitarem a pré-inscrição no sistema de reserva de cotas devem obrigatoriamente participar do processo de isenção de taxa de inscrição.

Nos cursos de nível superior são reservadas 45% das vagas aos candidatos inscritos, comprovadamente, carentes, assim definidos na Lei nº 5346/08. As cotas de vagas para ingresso nos Institutos Superiores da Faetec serão as seguintes, respectivamente:

Para estudantes oriundos da rede pública de ensino, são reservadas 20% das vagas, desde que tenham cursado integralmente todas as séries/anos de escolaridade do 2º segmento/ciclo/série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em escolas públicas de todo território nacional. Outros 20% são para estudantes negros que assim se autodeclararem no ato da inscrição.

E, 5% são para pessoas portadoras de deficiência que atendam às determinações da Lei federal nº 7853/89 e o Decreto nº 3298/99 ou pessoas nascidas no Brasil pertencentes a povos indígenas ou filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos em razão do serviço.

Vagas
As vagas oferecidas são para as turmas que terão início no segundo semestre de 2010. São 2.300 para cursos da educação profissional técnica de nível médio subsequente, dirigidas para quem já concluiu o nível médio e busca uma especialização técnica.

Os cursos têm duração média de um ano e meio. Há vagas para Administração, Análises Clínicas, Arte Dramática (Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena), Cerâmica, Comércio, Construção Naval, Contabilidade, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Estética, Florestas, Fruticultura, Gerência de Saúde, Informática, Logística, Máquinas Navais, Mecânica, Plástico, Produção de Moda, Prótese Dentária, Química, Secretaria Escolar, Segurança do Trabalho, Telecomunicações e Transporte Ferroviário.

No manual do candidato estão distribuídas as especializações e as unidades onde são oferecidas. Há vagas em unidades nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Campos dos Goytacazes, São João do Meriti, Resende, Santo Antonio de Pádua e Volta Redonda.

A Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert Daniel de Souza, em Quintino, oferece neste concurso 80 vagas para o curso de Enfermagem do Trabalho, específico para quem já concluiu o técnico em enfermagem.

No vestibular há 540 oportunidades para o curso de Pedagogia dos Institutos Superiores de Educação, localizados em Bom Jesus de Itabopoana, Itaperuna, Santo Antonio de Pádua, Três Rios, Campos (Isepam) e Rio de Janeiro (Iserj).

Os Institutos Superiores de Tecnologia (IST) oferecem 260 vagas nos cursos de Tecnologia em Sistemas de Informação e Tecnologia em Gestão Ambiental, no IST Paracambi; Tecnologia em Análises de Sistemas Informatizados, no ISTRIO em Quintino e, Formação em Tecnologia da Informação da Comunicação, no IST Petrópolis.

Internet gratuita
Quem não tem condição de pesquisar pela internet pode se dirigir a um dos Pólos do programa Faetec Digital, onde são gratuitos os serviços de consulta, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, de 10h às 17h.

Mais informações sobre o concurso, bem como a localização dos pólos para utilização da internet, podem ser obtidas no site ou pelos telefones: (21) 2332-4083 ou 2332-4085, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra Vestibular. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: