Vestibular

Vestibular

Segunda, 14 de dezembro de 2009, 15h24 Atualizada às 17h32

Confira a resolução completa da 2ª fase da UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou neste fim de semana a segunda fase do seu processo seletivo 2010. Para tirar dúvidas dos estudantes que fizeram as provas, o Terra e os professores do Sistema COC de Ensino realizaram nesta segunda a correção de questão por questão. Veja a resolução.

No vestibular UFPR 2010, os candidatos disputam 5.334 vagas, distribuídas em 91 diferentes opções de cursos de graduação. Os sete cursos mais concorridos de 2010 na universidade são Medicina (34,2 candidatos por vaga); Publicidade e Propaganda (22,3); Biomedicina (21,1); Direito diurno (19,7); Arquitetura e Urbanismo (18,6); Design Gráfico (17,5); e Jornalismo (17,1).

A segunda fase foi composta por uma prova comum a todos os candidatos, a de Compreensão e Produção de Textos, além de provas específicas diferenciadas por curso.

Terceira fase
Para os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial, o Processo Seletivo terá uma terceira fase, que será constituída de duas disciplinas específicas, a serem cursadas durante o primeiro semestre letivo do ano de ingresso.

Resultados
Para a composição do desempenho final do candidato será efetuada a média ponderada entre a nota obtida pelo candidato no Processo Seletivo e a nota da prova objetiva do Enem, as quais assumirão, respectivamente, os pesos 90% e 10%.

No dia seguinte ao da realização das provas, será divulgado o gabarito provisório das questões objetivas no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br).

O resultado final será divulgado até 22 de janeiro de 2010.

No site do processo seletivo, o candidato encontra os dados de ensalamento, lista geral da procura pelos cursos e outras informações. O endereço é www.nc.ufpr.br.

Mais vagas à noite Nos últimos dois anos, a UFPR criou 23 novas opções de cursos de graduação e ampliou em 30,1% o total de vagas, que até 2007 era de 4.099.

Do total de 5.334 vagas, 1.808 estão em 30 cursos exclusivamente noturnos.

Até 2007, o total de vagas noturnas no vestibular da UFPR era de apenas 978. Em dois anos, o total dessas vagas cresceu 84,9%. E o de cursos noturnos, que totalizavam 15, dobrou.

A ampliação do número de vagas do vestibular da UFPR é reflexo do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo federal.

Enem A principal mudança na edição deste ano do vestibular da UFPR diz respeito à utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja prova objetiva representará 10% do valor da nota final dos candidatos.

Cerca de 34,2 mil candidatos informaram seus números de inscrição no Enem no ato da inscrição do vestibular.

O coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul von der Heyde, explicou que será feito um cruzamento entre os números de CPF dos candidatos classificados com o banco de dados dos inscritos no Enem.

O reitor Zaki Akel Sobrinho revelou que a universidade solicitou ao Ministério da Educação que o resultado das provas objetivas do Enem seja divulgado até a primeira quinzena de janeiro.

Perfil dos candidatos Do total de candidatos ao vestibular da UFPR, 53,7% são mulheres. A maioria dos candidatos (84,3%) tem até 23 anos de idade, é solteira (93,4%), nasceu no Paraná (73,7%) e mora em Curitiba ou região metropolitana (70,4%).

Quanto aos pais dos candidatos inscritos, apenas pouco mais de um terço tem curso superior completo (34,9% no caso dos pais e 36,7% entre as mães). A renda familiar total é inferior a R$ 3 mil nas residências de 62% dos candidatos. A maioria (52,1%) nunca fez cursinho pré-vestibular. Quanto à atividade remunerada, 30,3% afirmaram trabalhar (17,7% em tempo integral).

Quanto ao Ensino Fundamental e Médio, 35,7% estudaram sempre em escola pública - outros 30% parcialmente.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra Vestibular. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: