Guia de profissões


 
A B
C
D E F G H J L M N O P R T V

Ciências Atuariais

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Ciências Atuariais, mas se o que mais gosta de estudar são cálculos, essa talvez seja uma boa opção para seu futuro. O atuário é um profissional que mensura e administra riscos, aplicando conhecimentos de matemática, estatística, economia, probabilidade e finanças.

Mesmo não sendo nova, a carreira ainda é pouco conhecida no País. Atualmente, há 15 cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação ¿ os mais antigos são os das universidades federais do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, de 1945. Os currículos, que têm entre quatro e cinco anos, incluem disciplinas como matemática financeira, probabilidade e estatística, economia, contabilidade e gerenciamento de ativos.

Mercado - No Brasil, os campos de atuação dos atuários são: fundos de pensão, instituições financeiras, companhias de seguros, empresas de capitalização, órgãos oficiais de previdência, entidades de previdência aberta, empresas de assessoria e consultoria atuária, órgãos de fiscalização, auditoria atuarial, planos de saúde e perícia técnica atuarial (em processos judiciais que envolvem cálculo atuarial).

Conforme o Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), o mercado atuarial tem grande aceitação para estagiários e recém-formados, especialmente no eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Sem sindicato, a categoria não tem um piso salarial. A média salarial inicial varia de acordo com a região, sendo o valor médio nacional em torno de R$ 2.500.

É pra você? - Gostar de cálculo e estatística é fundamental para seguir a carreira de atuário. O profissional da área trabalha muito com números, tabelas, probabilidades. Interesse em participar na condução dos negócios das empresas é geralmente bem-vindo.

O que vem por aí - De acordo com o diretor secretário do IBA, David Coelho Alves Corrêa, todos os segmentos de atuação do profissional de atuária se encontram em franca expansão. "Com a recente quebra do monopólio nacional de resseguros, entendemos que essa será a principal demandante de serviços atuariais. Não apenas nas resseguradoras, mas também em nas entidades de seguros e previdência, para assessorar tecnicamente as negociações de contratos de resseguros, nas grande empresas, para auxiliar na gestão de riscos e no governo, para auxiliar na elaboração de políticas e fiscalização dessas atividades, além de instituições de ensino superior. Outra forte tendência é a demanda por atuários financeiros, seguindo a tendência já observada no mercado internacional", diz.

Diferencial - Apesar dos conhecimentos específicos, os campos de atuação dos atuários são amplos. Para se destacar, é indicado adquirir cultura específica da área em que você vai atuar ¿ desde o início do curso, é possível encontrar estágios nos diferentes setores do mercado ¿ e bom domínio da Língua Portuguesa. O conhecimento de uma segunda língua também é importante.

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: