Segredo de campeão

Segredo de campeão

Segunda, 8 de setembro de 2008, 14h31

Aprenda química com paródias de músicas

Memorizar conceitos de química pode ser divertido. Pelo menos é o que acreditam os professores da disciplina que utilizam paródias de músicas famosas para descontrair a aula e ajudar os estudantes a fixar a matéria.

» Músicas que ensinam português e matemática
» Canções ensinam biologia. Confira
» Veja mais notícias de Vestibular

Pensando nisso, Márcia Aparecida Lopes, professora do curso Objetivo, em São Paulo, criou uma letra sobre ácidos inorgânicos, assunto que os alunos têm dificuldade em memorizar, utilizando o ritmo de Biquíni de Bolinha Amarelinha. Para ela, as versões ajudam a tornar as aulas mais agradáveis e as matérias mais acessíveis. "Conceitos básicos, que o aluno precisa saber, são aprendidos mais facilmente por meio da música, que diversifica a aula e todos cantam juntos", diz a professora.

Para reforçar o conteúdo sobre isomeria, ela pegou emprestado o embalo de um sucesso da banda de axé Araketu. "Isomeria é um assunto com várias curiosidades, aplicações práticas. Costumo falar da história da ciência, levar o aluno a pensar, estabelecer relações interdiciplinares", relata Márcia, ressaltando que decorar paródias não substitui a dedicação aos estudos.

Se não tiver uma noção prévia do que está sendo dito na letra, o candidato não saberá interpretar as questões da prova e respondê-las corretamente. "Hoje, o vestibular não é mais só decoreba, o aluno deve pensar, raciocinar. Mas ele precisa de alguns conceitos básicos, e a paródia ajuda nisso", explica. É uma forma de dar uma folga dos livros e das apostilas aos alunos que se preparam para o vestibular.

Confira as músicas da professora Márcia:

Ácidos inorgânicos (Biquíni de Bolinha Amarelinha)
H2SO4 é sulfúrico
H3PO4 fosfórico
H3BO3 é o bórico
E HNO3 nítrico
Ai ai ai todo ácido tem H

HIO3 iódico
HBrO3 brômico
HClO3 é clórico
H2CO3 é o carbônico
E H4SiO4 é o sílicico.

Isomeria (Araketu bom demais)
Isomeria é mesma fórmula molecular, função, cadeia, posição, e tem a metameria que muda o heteroátomo.
Tautomeria é caso especial, onde muda a função e a dupla ligação,
e tem isomeria geométrica: cis-trans, cis-trans, dupla ligação,
ligantes diferentes
cis-trans,cis-trans, dupla ligação, ligantes diferente

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: