Guia de profissões


 
A
B C D E F G H J L M N O P R T V

Artes Cênicas

Não são muitos os atores que vemos nas novelas que passaram pela faculdade de Artes Cênicas. Então, você pode se perguntar: qual a vantagem de se apostar em uma graduação de, em média, quatro anos? É que nem só de novelas vive um ator.

Os cursos de Artes Cênicas espalhados pelo País têm em seus currículos diversas formas de expressão, como o circo e a dança, além de disciplinas como maquiagem e cenografia. "Tem muita gente que pensa que teatro é só sair fazendo alguma micagem. Vão procurar o teatro porque sabem fazer rir ou imitam bem alguém. Não se dão conta que sem teoria não há prática e que o estudo teórico é fundamental", explica a atriz e bacharel em artes cênicas - habilitação em interpretação teatral - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Ágata Baú.

Mercado
O leque de opções de trabalho para o bacharel em Artes Cênicas é imenso. Além de atuar, o profissional pode trabalhar nas áreas de cenografia, direção teatral, dublagem, produção... Para quem opta pela licenciatura, ainda há a opção de ministrar aulas de teatro em escolas. A área de pesquisa em teoria do teatro também costuma ser uma opção astante procurada pelos formados na área.

Mesmo sem precisar colocar o diploma embaixo do braço para trabalhar, o profissional formado tem, além do diferencial óbvio de reunir conhecimento teórico e prático, a chance de formar uma rede de relacionamentos, imprescindível na área. "Conhecer as pessoas é fundamental. Foi por causa da faculdade que conheci Adriane Mottola (do grupo Cia Stravaganza), que foi minha professora, e participei de diversas leituras encenadas promovidas por seu grupo, onde conheci pessoas com quem montei espetáculos mais tarde. Não que isso só aconteça com quem está na faculdade, mas é um facilitador", diz Ágata.

É pra você?
Ao contrário do que acontece em outras faculdades, dificilmente um aluno cai de pára-quedas na graduação de Artes Cênicas. É comum que o estudante já tenha tido experiências na área e busque a universidade para aprimorar os conhecimentos. A atriz gaúcha é um exemplo, já que participa de aulas de teatro desde que freqüenta a escola. "Comecei acreditando que teatro seria um complemento na vida e acabei descobrindo, na marra, que ocuparia um lugar bem maior", comenta Ágata, que abandonou a faculdade de biologia pelas Artes Cênicas.

"Ainda durante a biologia, fui fazer o curso de formação de ator e depois uma oficina de montagem no Depósito de Teatro, onde tive a confirmação de que estava indo pelo caminho certo", diz. Obstinação, dedicação e força de vontade também estão entre as características deste profissional. A maior parte das faculdades exige, junto com o vestibular, um teste de interpretação antes do ingresso. A versatilidade conta pontos.

O que vem por aí
Os investimentos crescentes no País em cinema e teatro abrem portas para os profissionais que trabalham na área. Outras vias de trabalho são os cursos, que são ministrados para turmas de crianças e adultos. A FAAP, de São Paulo, por exemplo, mantém um curso de teatro para executivos. A graduação em Artes Cênicas tem diferentes habilitações, que costumam ser escolhidas no ato da inscrição no vestibular.

Na Federal do Rio de Janeiro, há duas habilitações: cenografia e indumentária. Já na de Brasília, há a licenciatura em educação artística e o bacharelado em interpretação teatral. A segmentação é uma tendência.

Diferencial
"Em teatro, não existe uma fórmula de sucesso, existe trabalho, força de vontade e oportunidade", recita Ágata. Por isso, desde a faculdade, o ideal é se dedicar. Ela comenta que uma das vantagens da faculdade é justamente essa, a dedicação. "O legal é que estamos sempre nos exercitando. Todos os dias", diz. Outra dica é participar bastante.

"Aulas, debates, experimentações fora de aula, leituras... Também é importante prestar atenção e ter consciência do que é bom ou ruim na sua opinião e identificar os motivos disso", ensina a atriz, que hoje cursa o mestrado, também na UFRGS, além de participar do elenco de duas peças e ministrar uma oficina de teatro para iniciantes.

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: