Vestibular

Vestibular

Sábado, 28 de junho de 2008, 09h06 Atualizada às 18h31

Prepare-se para as provas do vestibular de inverno

Algumas das principais universidades públicas e privadas do País realizaram seus vestibulares de inverno até o início deste mês de junho. Outras instituições como a Unesp, UnB, UFPR-Litoral, Fatecs, UEM, Anhembi Morumbi, Ulbra, PUC-RJ e ESPM-SP serão as próximas a promover o processo de meio do ano até o final de julho.

» Dicas para fazer uma boa redação
» Resista às loucuras antes do vestibular
» Use o estresse a favor antes da prova
» Fique de olho: fusos e outros temas que podem cair nas provas

Hoje, ocorre a prova classificatória da Ulbra. No domingo, serão realizadas as provas da UFPR-Litoral, Fatecs-SP e Anhembi Morumbi. No decorrer do próximo mês, é a vez de Unesp, UnB, UEM, ESPM-SP e PUC-RJ aplicarem os exames.

Primeira a colocar em prática o vestibular de inverno, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), localizada em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre (RS), aplica a prova única a partir das 9h deste sábado. A instituição oferece 50 opções de cursos nos campi de Canoas, Cachoeira do Sul, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Santa Maria, São Jerônimo e Torres. Outras informações no site www.ulbra.br. Os candidatos ao vestibular das Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs-SP) fazem a prova amanhã, a partir das 13h30. São 48 questões de múltipla escolha, abordando as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Química e Português, além de uma redação. O gabarito sai no mesmo dia, a partir das 18h.

No dia 21 de julho serão divulgadas a primeira lista de convocação e a classificação geral. Outras informações no site www.fatecsp.br.

No mesmo dia, a Universidade Anhembi Morumbi, também em São Paulo, realiza sua prova tradicional, às 10h. O exame abrangerá conhecimentos referentes ao ensino médio, que incluem quatro áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Conhecimentos Gerais. Os aprovados serão conhecidos em 1º de julho. Outras informações no site www.anhembi.br.

Também ocorre amanhã a segunda etapa do processo seletivo da Universidade Federal do Paraná no Litoral (UFPR-Litoral), no município de Matinhos. A primeira fase foi em 15 de junho. O resultado final será divulgado no dia 14 de julho. Outras informações no site www.ufpr.br.

Julho
A Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), aplica a prova no dia 6 de julho. Os locais de prova serão divulgados a partir do dia 3 do mesmo mês. Outras informações no site www.espm.br. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aplica as provas nos dias 6, 7 e 8 de julho, às 14h. Respectivamente, os exames englobam questões de Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e Língua Portuguesa. O resultado está previsto para sair no dia 25 de julho. Outras informações no site www.vunesp.com.br.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, marcou a data do processo seletivo para os dias 6 (Conhecimentos Gerais), 7 (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação) e 8 (Conhecimentos Específicos) de julho, a partir das 9h. A primeira chamada será divulgada em 1º de agosto. Outras informações em www.uem.br/vestibular.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) aplicará o exame no dia 13 de julho, às 8h. Os candidatos ao curso de Teologia farão também um exame específico no dia 12. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 de julho. Outras informações no site www.puc-rio.br.

Inscrições abertas
A Universidade de Brasília (UnB) ainda está com as inscrições abertas para o vestibular dos novos campi de Ceilândia e Gama e para os novos cursos de Planaltina até às 23h59 de 6 de julho. A taxa é de R$ 80. Os interessados podem se inscrever na Internet, pelo endereço www.cespe.unb.br/vestibular.

As provas de conhecimentos gerais serão aplicadas nos dias 26 e 27 de julho, às 13h. Os locais de provas serão divulgados em 18 de julho. A instituição ainda não informou a data de divulgação do resultado. Outras informações em www.cespe.unb.br/vestibular.

Fácil ou difícil?
Especialistas acreditam que muitos estudantes optam pelo vestibular de inverno por causa da concorrência, considerada bem menor do que a de verão.

O coordenador do vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Antônio Carlos Jardim, explicou que o nível de dificuldade do vestibular de verão não varia para o processo seletivo do meio do ano. "O vestibular de inverno não é mais fácil ou mais difícil, a diferença é que ele tem uma concorrência consideravelmente menor, o que não quer dizer que o aluno tenha que se preparar menos para o concurso", ressaltou.

De acordo com Jardim, "o vestibular de inverno é classificatório e possui um número razoável de questões com um nível de dificuldade pequeno, médio e grande, assim como no processo seletivo de verão".

Para o professor Eduardo Calbucci, do curso pré-vestibular Anglo, de São Paulo, existem particularidades entre os perfis de alunos que fazem o vestibular de inverno e o de verão. "O aluno que está fazendo o cursinho o ano todo presta o vestibular de meio de ano com o objetivo apenas de testar seus conhecimentos, visando a vaga oferecida no verão pelas instituições", acrescentou.

Por outro lado, existe também o estudante que entra em um curso pré-vestibular em março, pensando apenas em passar no vestibular de inverno.

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: