Segredo de campeão

Segredo de campeão

Segunda, 16 de junho de 2008, 17h19 Atualizada às 17h19

Resista às loucuras antes do vestibular de inverno

Os vestibulares de inverno estão aí e você pensa em fazer o máximo nos dias que antecedem a prova para se dar bem. Cuidado, algumas loucuras de última hora podem prejudicar a tão esperada aprovação. Não é época de fazer uma tatuagem na testa, de brigar com o namorado e nem de discutir aquele assunto pendente com os pais, diz Ênio Kaufmann, diretor do curso de pré-vestibular Unificado, de Porto Alegre (RS).

» Vaga veio após um ano sem beijos
» Dicas para fazer uma boa redação

"Recomendamos que o aluno não faça mudanças na vida. Não é hora de se apaixonar, de passar a máquina zero no cabelo e - se for virgem - deve se manter virgem", brinca Kaufmann. O momento é de revisar conteúdos. Não adianta querer saber em uma semana o que ainda não aprendeu durante todo o tempo de preparo.

O professor ensina a centrar atenção nas matérias de maior peso, as que valem mais para o curso que você escolheu e, principalmente, nos conteúdos que já sabe. "Não é o momento de aprender coisas novas, mas sempre adianta estudar, sempre é bom."

Virar noites e deixar de dormir para estudar também é improdutivo, pois o raciocínio ficará prejudicado pelo cansaço. Já pensou cair no sono em plena prova de vestibular? Então, faça uma alimentação sem exageros e deixe a feijoada para depois da semana de provas.

Quando o local da prova for definido, faça uma visita antes para ir se familiarizando com a região. Trace um plano de como chegar ao local e preste atenção no horário: as universidades são rigorosas, e atrasos significam a perda da prova. Por isso, é importante colocar mais de um despertador para acordá-lo ou avisá-lo do horário no dia da prova. Um rádio-relógio que não funciona sem energia elétrica ou a pilha gasta de um despertador podem tirar a sua vaga na faculdade. Vale verificar com dias de antecedência os documentos necessários para o vestibular, assim como organizar o material para a realização das provas

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: