Segredo de campeão

Segredo de campeão

Exercício de respiração ajuda a relaxar

Fazer um breve exercício de respiração é uma forma fácil de relaxar antes de começar a estudar. A respiração ajuda também naqueles momentos em que fica difícil se concentrar e absorver um conteúdo mais complicado. Na hora da prova, ela pode ser útil para driblar o chamado "branco".

» Saiba usar o estresse a seu favor

O personal trainer Marcel França Maltez, de Santa Catarina, pós-graduado em fisiologia do esporte, ensina um exercício que pode ser feito em qualquer lugar:

Sente-se com as pernas cruzadas e o corpo arqueado levemente à frente. Com os braços esticados, pressione as mãos sobre os joelhos.

Inspire por quatro segundos pelo nariz e, quando achar que não agüenta mais, absorva um pouco mais de ar. Com os pulmões cheios, prenda a respiração por mais quatro segundos. Pressione os ombros para trás, o que vai expandir o peito.

Depois, ao mesmo tempo em que encolhe a barriga, solte o ar dos pulmões durante quatro segundos e, no final, tente liberar mais um pouco de ar.

Você pode melhorar este treinamento respiratório mudando a contagem de quatro para seis segundos e, depois, oito. Faça esse treino todo dia, repetindo a seqüência por cinco vezes.

Dica: Para saber o tempo de quatro segundos conte mentalmente 1001, 1002, 1003, 1004.

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: