PUBLICIDADE

Venda de pacotes turísticos para Argentina e Chile cai 20%

26 jun 2009 - 04h38
Compartilhar

O vírus da gripe suína, que já contaminou pelo menos 58 mil pessoas em mais de cem países, está atrapalhando as férias de muitos brasileiros. Até essa quinta-feira já havia sido detectada queda de 20% na procura por pacotes turísticos para o Chile e a Argentina, segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), em relação à mesma época do ano passado. Autoridades de Bariloche, estação de esqui argentina que em 2008 foi visitada por cerca de 50 mil brasileiros, chegou a enviar carta a agências de viagem do Brasil relatando várias medidas adotadas para evitar a propagação da gripe suína.

Segundo o presidente da Abav-Rio, Luís Strauss, a recomendação do Ministério da Saúde para que viagens a seis países (Argentina, Chile, EUA, México, Canadá e Austrália) sejam adiadas deixou o setor de turismo "em pânico". "Com o dólar mais baixo, esperávamos ter um aumento de 20% das viagens para Chile e Argentina em relação ao ano passado. Mas, por enquanto, estamos tendo uma redução de 20%. Nossa recomendação é que se espere os acontecimentos em vez de se cancelar as viagens. Até porque a situação no Chile e na Argentina não é como a do México, que já chegou a fechar escolas e comércio", diz Luís Strauss.

Esse ano, só a capital argentina esperava receber 700 mil brasileiros, segundo o Ministério do Turismo do país. Juntos, Chile e Argentina representam cerca de 30% da demanda de viagens de brasileiros para o exterior em julho. A recomendação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, se refere em especial a crianças menores de 2 anos, idosos, gestantes, imunodeprimidos, diabéticos, cardiopatas e pessoas com doença pulmonar ou renal crônica. "Respeito a opinião do ministro, mas foi excessivo", disse Strauss.

Ontem, a ABAV emitiu um comunicado afirmando que autoridades da Argentina e hoteleiros da região estarão em São Paulo nesta sexta-feira para participar de uma reunião, junto às operadoras, com o objetivo de negociar a anistia das penalidades impostas nos casos de cancelamento e adiamento das viagens.

Segundo o comunicado enviado pela administração de Bariloche às agências de turismo, a cidade foi a primeira a adquirir scanners para medir a temperatura dos passageiros no aeroporto e conta com 14 termômetros infra vermelhos, além de assistência médica nos acessos à cidade. Além disso, hotéis contam com área de isolamento. A cidade informou ainda que funcionários que trabalham em locais com aglomeração de pessoas, como comércio e discotecas, foram treinados para lidar com possíveis casos de gripe suína.

As medidas, no entanto, não afastaram o medo de muitos brasileiros. Com as passagens para Bariloche pagas, o administrador de empresas carioca Edson Abraão cancelou a viagem que faria com o filho Igor, 13 anos. O passeio estava marcado para o dia 28 de julho. Casacos, luvas e gorros para esquiar já estavam até comprados. "Ainda não sabemos para onde vamos nem quando. Vou esperar melhorar a situação da gripe e tentar ficar com créditos para outra viagem. Não tive que pagar multa e espero que não me cobrem. Mesmo com poucos casos de gripe em Bariloche, é bom ficar atento e preservar a saúde."

Ontem, foram confirmados mais 53 casos da gripe suína no Brasil, totalizando 452. Segundo o ministério, de 271 casos confirmados que já tiveram origem de contágio rastreada, 76,8% ocorreram no exterior. Os principais locais de infecção foram Argentina (119 casos), EUA (57) e Chile (11), segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), onde são feitos os registros.

Grávida morre, mas médicos salvam bebê

Uma grávida de 22 anos morreu numa clínica em Buenos Aires, Argentina, com gripe suína. Mas os médicos tiveram tempo de fazer cesariana na jovem, grávida de 37 semanas, e salvar o bebê. Ele permanece no centro médico e seu estado de saúde é estável. A jovem é a 22ª vítima fatal da gripe na Argentina.

Em Búzios, no Rio, bebê de 8 meses, que chegou do Chile terça-feira, está internado em ala separada no Hospital Municipal Rodolpho Perissé por suspeita de gripe suína. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Búzios, o menino foi internado quarta-feira. Os pais disseram que os sinais começaram ainda no Chile, no dia 21. A Secretaria de Saúde informou que aguarda o resultado dos exames feitos pela Fiocruz para adotar as medidas necessárias.

Doença fecha posto de saúde e curso de inglês

A gripe suína fechou um posto de saúde de Friburgo e fez um curso de inglês na zona sul do Rio suspender aulas ontem. Na cidade da Região Serrana, o Centro de Saúde Sílvio Henrique Braune, o maior do município, que recebe duas mil pessoas por semana, ficará interditado até segunda-feira porque uma funcionária está doente.

Ela contraiu a gripe suína na Argentina. Já o curso Cultura Inglesa de Botafogo, no Rio, suspendeu ontem, até dia 30, as aulas de sete turmas após a confirmação de dois casos de gripe suína: são um rapaz e uma moça que também estudam no Colégio Santo Inácio, no mesmo bairro. Quarta-feira, o Santo Inácio suspendeu aulas, até dia 2, de todas as turmas devido à confirmação do diagnóstico dos dois alunos e à suspeita em relação a outros dois, que estão com sintomas.

Na Escola Parque, na Gávea, a confirmação de que um aluno do 9º ano do Ensino Fundamental está com gripe suína fez a rotina mudar. O colégio não fechou, mas foram tomadas várias medidas preventivas. Os alunos não podem usar os bebedouros, por exemplo: estão recebendo copos descartáveis. Além disso, inspetores lembram a todo momento às crianças de que devem lavar as mãos. As salas estão com as janelas abertas e com o ar condicionado desligado. A festa junina marcada para este sábado foi adiada. De acordo com estudantes, menos da metade dos alunos apareceu na escola ontem.

Fonte: O Dia
Compartilhar
TAGS
Publicidade