PUBLICIDADE

Vacinação de grávidas contra gripe está abaixo da meta, diz governo

7 mai 2010 - 15h37
(atualizado às 15h51)
Compartilhar

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fez nesta sexta-feira um balanço parcial da vacinação contra a gripe suína no Brasil, que aponta um total de 47,5 milhões de pessoas imunizadas. Esse número representa 81% do público-alvo atingido dos grupos convocados até o momento. Entre os grupos-alvo da campanha, os adultos jovens (70%) e as gestantes (63%) estão abaixo da meta. Para as pessoas entre 20 e 29 anos, a vacinação termina no sábado.

» Siga o Terra no Twitter

Segundo Temporão, a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de cerca de 400 milhões de pessoas vacinadas no mundo. "Estamos caminhando rapidamente para 50 milhões de pessoas vacinadas no Brasil, mais de 15% de todas as doses aplicadas em todo o mundo", disse.

O ministro afirmou que, do ponto de vista epidemiológico, toda campanha de vacinação deve proteger, pelo menos, 80% do público-alvo. Ele explicou que há ainda diferenças regionais que precisam ser trabalhadas, mas deu um panorama dos grupos prioritários vacinados até hoje.

"Todos os profissionais de saúde foram vacinados dentro do protocolo. A população indígena está em 75%, muito perto de alcançar a cobertura, mas ainda tem gente sendo vacinada. As crianças com menos de 2 anos foram todas vacinadas e alcançamos 100% de cobertura. Já as gestantes estão em 63% e temos que acelerar e insistir para as mulheres se protegerem em qualquer fase da gestação. Alcançamos 82% dos pacientes com doenças crônicas, inclusive os idosos. Entre os adultos saudáveis, de 20 a 29 anos, alcançamos 70%, mas estamos bem perto de atingir a meta de 80%", disse.

Sobre as gestantes, ele destacou que a procura ainda está abaixo do esperado. "A vacina é segura e grande parte dos óbitos foram de grávidas. Peço um esforço adicional porque vacinamos quase 48 milhões de pessoas e essa é a única maneira de se proteger contra a doença. A vacina é comum e eficaz", disse.

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 chega à reta final para os portadores de doenças crônicas, jovens de 20 a 29 anos e menores de dois anos. Quem pertence a um desses grupos deve se vacinar até sábado, pois a partir de segunda-feira terá início quinta etapa da vacinação, voltada para as pessoas de 30 a 39 anos - uma população estimada em 30 milhões de pessoas pelo IBGE.

A abertura dos postos de vacinação neste sábado é um acerto entre o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). No entanto, a confirmação da abertura dos postos de vacinação, locais e horários de funcionamento é de responsabilidade do gestor local. Alguns municípios avaliam a necessidade de abrir os postos de vacinação neste sábado, dependendo da cobertura vacinal e estratégia de imunização. Portanto, é fundamental que a população busque essas informações nas secretarias municipais de saúde.

As crianças entre 6 meses e 2 anos ainda precisam tomar a segunda meia dose da vacina, o que deve ocorrer 30 dias depois da primeira. Esse intervalo é o tempo necessário para o organismo produzir maior número de anticorpos, ou seja, garantir maior imunidade contra a doença.

Internações

Em 2010, foram registradas 361 internações da gripe suína, até o dia 3 de abril. Desse total, um em cada cinco casos esteve relacionado à gestação. Em relação às mortes, um total de 50, as mulheres correspondem a 76% do total e as gestantes 32%.

No ano passado, de 2.051 óbitos registrados, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas. Entre as grávidas (189 morreram, ao todo), a letalidade entre os casos graves foi 50% maior que na população geral. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total). As crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência de complicações no ano passado (154 casos por 100 mil habitantes). E, finalmente, os adultos entre 30 e 39 anos, que representam a maior parcela de mortes - 22% do total.

Gripe comum

O ministro anunciou, também, o início da vacinação do idoso contra a gripe comum, que começa neste sábado nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Nessas regiões, até 21 de maio, todas as pessoas maiores de 60 anos devem se imunizar contra o vírus.

Já nas regiões Norte e Sul, a vacinação de pessoas acima de 60 anos começou em 24 de abril e termina neste fim de semana. A divisão do calendário foi motivada pelo atraso na entrega das vacinas pelo Instituto Butantan. É importante lembrar que os idosos portadores de doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe suína. Ou seja, recebem a dose contra gripe comum em um braço e contra a H1N1 em outro.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade