PUBLICIDADE

Estados Unidos

Vacinação contra gripe suína será "conturbada", dizem EUA

26 set 2009 - 10h10
(atualizado às 11h48)
Compartilhar

Uma autoridade de saúde dos Estados Unidos afirmou que as primeiras semanas de outubro serão "um pouco conturbada" no início da distribuição do estoque de vacina contra a gripe H1N1, na próxima semana. Autoridades afirmam que a quantidade não será suficiente.

O médico Thomas Frieden, diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, disse na sexta-feira que sua agência enfrentava um dilema, pois a maioria das amostras da vacina contra o vírus H1N1 estarão indisponíveis na segunda metade de outubro.

"A escolha foi ter as vacinas estocadas em um armazém ou distribuí-las assim que estiverem disponíveis. Sentimos que a única resposta correta é distribuí-las o mais rápido possível", afirmou Frieden a repórteres, por telefone.

Mas essa medida deve aumentar a pressão sobre os departamentos de saúde locais e dos estados, que provavelmente terão que mandar pessoas de volta para suas casas sem a medicação. "Será um pouco acidentado", disse ele.

O governo norte-americano afirmou nesta semana que terá de 6 a 7 milhões de doses da vacina prontas na próxima semana, e outras 40 milhões para a segunda metade de outubro. A produção deve continuar a uma taxa de 10 a 20 milhões de doses por semana, para um total de mais de 250 milhões até o final do ano.

A maioria das doses que ficarão prontas antes serão via um spray nasal feito pela MedImmune, da AstraZeneca. Ela foi aprovada para pessoas entre 2 e 49 anos, mas não é recomendada para os que possuem certos problemas de saúde, que correm o risco de adoecer gravemente se forem infectados com a vacina.

Lote por lote

Os Estados Unidos encomendaram vacinas de cinco empresas: MedImmune, Sanofi-Aventis, CSL, GlaxoSmithKline e Novartis. Frieden disse que o problema veio pelo fato de se trabalhar com diferentes fornecedores. "Se não vem de uma grande porção, vem lote por lote", disse.

Ele afirmou que a vacina é a melhor forma de combater a gripe suína, declarada uma pandemia em junho e que está se espalhando rapidamente por grande parte do território norte-americano e no mundo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade