PUBLICIDADE

Uruguaiana tem mais 1 morte por gripe; total no País é de 56

28 jul 2009 - 16h32
(atualizado em 29/7/2009 às 17h52)
Compartilhar

A cidade de Uruguaiana (RS), localizada na fronteira com o Uruguai e a Argentina, registrou nesta terça-feira mais uma morte por gripe suína. Mais cedo, o município de Caxias do Sul anunciou dois óbitos pela doença. Com essas confirmações, sobe para 19 o número de pacientes mortos após contrair o vírus H1N1 no Rio Grande do Sul. No Brasil, o total é de 56.

» Veja que cuidados tomar contra a gripe suína

» Caxias do Sul confirma 2 mortes por gripe


» SP confirma mais 7 mortes por gripe suína

» Cidade do RS em emergência por gripe adia volta às aulas


A vítima de Uruguaiana é um homem de 45 anos que morreu no dia 27 de julho. Segundo o secretário de Saúde Luiz Augusto Schneider, ele não tinha doenças preexistentes, mas era fumante. Esta foi a quinta vítima fatal da doença no município. Mais cedo, o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice (PSDB), havia informado à agência Reuters que o total era de sete mortes na cidade por gripe suína.

Também nesta terça-feira, o Estado da Paraíba confirmou a primeira morte causada pela gripe suína na região Nordeste do País. A vítima é um estudante de 31 anos. O paciente foi internado no dia 22 e morreu nesta terça-feira de manhã em João Pessoa, informou a Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o órgão , a vítima pertencia ao grupo de risco: gestantes, obesos ou com doenças anteriores ou em tratamento.

Em São Paulo, a Secretaria de Saúde confirmou sete novas mortes em decorrência do novo vírus, mas não deu detalhes das vítimas. O Estado já registra 27 mortes pela nova doença. O Rio de Janeiro teve cinco mortes e o Paraná quatro óbitos.

Ações

Para tentar combater a disseminação do vírus, a Secretaria de Educação São Paulo adiou o reinício das aulas da rede estadual para 17 de agosto. O órgão estadual de Saúde já havia recomendado para todas as instituições de ensino que prorrogassem o recesso escolar de inverno.

Segundo a pasta, a decisão foi tomada após análise das recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre a "propagação do vírus entre estudantes" e com "o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos pronto-socorros paulistas".

Em Uruguaiana, foram proibidas reuniões em locais públicos ou de uso coletivo no município, que já havia declarado situação de emergência pela nova gripe.

"Estamos suspendendo até os cultos religiosos. (O decreto) não pode levar ao pânico, mas (a situação) é muito séria", disse o prefeito Sanchotene Felice.

O município gaúcho também adiou a volta às aulas para 13 de agosto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade