PUBLICIDADE

Tufão "Bopha" força deslocamento de 54 mil nas Filipinas

4 dez 2012 - 05h35
Compartilhar

Pelo menos 54 mil pessoas tiveram de ser alojadas em abrigos disponibilizados pelas autoridades das Filipinas devido à presença do tufão "Bopha" no sul do país com ventos sustentados de 175 km/h e rajadas de 210 km/h, além de copiosas chuvas.

Horas após tocar terra na parte oriental de Mindanao, "Pablo", seu nome local, tinha ventos sustentados de 160 km/h e avançava a 20 km/h em direção noroeste, rumo à ilha de Palawan, segundo o último boletim do serviço meteorológico filipino.

A grande maioria dos evacuados vive nas províncias mais orientais de Mindanao, como Surigao do Norte e do Sul, Agusan do Norte, Lanao do Norte e Misamis Oriental.

As aulas foram suspensas na região e cerca de 80 voos precisaram ser cancelados em todo o país. Além disso, a guarda litorânea interrompeu o serviço de embarcações.

Segundo a Defesa Civil, já há quedas de energia em zonas de Surigao do Norte, do Sul e Agusan do Norte, enquanto os habitantes das povoações litorâneas e montanhosas foram advertidos do risco de inundações e deslizamentos de terra.

"Bopha", que deverá deixar o país pelo Mar da China Meridional na quinta-feira, encerrará a temporada de tufões nas Filipinas. EFE

jc/pa

(foto)

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade