Notícias Transição


 boletim tempo SMS fale conosco  

Capa
Notícias
Candidatos
Estados
Eleições 2002
Jornal do Terra
Transição 2002
 Últimas eleições
2002
2000
1998
Outras Eleições

 Fale conosco
Escreva com críticas e sugestões
Transição
Quarta, 1 de janeiro de 2003, 04h55  Atualizada às 15h40
Governadores de Estados e do DF assumem cargos
 
David Majella/Divulgação
Zeca do PT hasteia uma bandeira durante a cerimônia de sua posse
Veja também
Links
» Fotos: posses nos Estados
» Vídeos da posse de Lula
Últimas sobre Transição
» Faixa de trânsito na Barra fica interditada
» Adacir Reis assume Previdência Complementar
» Imprensa portuguesa recebe Lula com entusiasmo
» Zeca do PT terá reunião com secretário de Lula
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Todos os governadores dos 26 Estados e do Distrito Federal foram oficialmente empossados no dia 1º de janeiro. As cerimônias pelo País foram abertas pelo Maranhão, onde José Reinaldo Tavares (PFL), foi reconfirmado no cargo no primeiro minuto de 2003. O governador de Roraima, Flamarion Portela (PSL), foi o últimos a ser conduzido ao cargo.

São Paulo:

Geraldo Alckmin fez o juramento para o segundo mandato na Assembléia Legislativa por volta de 10h30. Na abertura da cerimônia, o governador paulista apresentou a declaração de bens e depois fez seu discurso.

Ao falar, Alckmin destacou realizações do ex-governador Mário Covas, que teve o mandato interrompido ao morrer em 2001. O governo do presidente Fernando Henrique Cardoso foi lembrado e foi alvo de aplausos dos participantes. Clique aqui para ter mais informações.

Rio de Janeiro:

Rosinha Garotinho tomou posse às 11h50 na Assembléia Legislativa. A posse foi realizada a portas fechadas no gabinete do presidente da Assembléia e durou cerca de 5 minutos. Clique aqui para ter mais informações.

Minas Gerais

Aécio Neves tomou posse no governo por volta de 13h e discursou na Assembléia Legislativa. Aécio diz que Minas "se fará ouvir e falará, se posicionando como importante Estado do País". O novo governador citou o avô, o ex-presidente Tancredo Neves. Clique aqui para ter mais informações.

Bahia:

Paulo Souto (PFL) foi empossado por volta de 10h. Ele recebeu o cargo do companheiro de partido, Otto Mendonça de Alencar. Souto já governou o Estado de 1995 a 1998, e atualmente fazia parte do Senado. Clique aqui para ter mais informações.

Maranhão:

José Reinaldo Tavares foi o primeiro a tomar posse no País. Foi à 0h do dia 1º de janeiro de 2003, tradição no Estado. Tavares assumiu o segundo mandato. A ex-governadora e senadora eleita Roseana Sarney (PFL) e seu pai, o senador pelo Amapá, José Sarney (PMDB), participaram da cerimônia na Assembléia Legislativa. Tavares assumiu o governo em abril de 2002 quando a ex-governadora Roseana Sarney (PFL) renunciou ao cargo para disputar uma vaga ao Senado, para a qual foi eleita. Clique aqui para ter mais informações.

Goiás:

Marconi Perillo foi empossado na madrugada para o segundo mandato. A posse foi adiantada para o governador poder viajar a Brasília onde vai assistir à entrega da faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva. Perillo e seu vice, Alcides Rodrigues (PPB), assinaram o termo de posse e entregaram a declaração de bens na Assembléia Legislativa em Goiânia.

Paraná:

Roberto Requião cumpriu o ato oficial na Assembléia Legislativa por volta de 9h30. Requião foi recebido com muitas palmas no plenário da AL em Curitiba. O peemedebista, que pela segunda vez assume o governo, fez o juramento constitucional antes de seguir para o Palácio Iguaçu, onde Jaime Lerner (PFL) passa o cargo ao sucessor. Clique aqui para ter mais informações.

Mato Grosso:

Blairo Maggi (PPS) tomou posse por volta de 12h na Assembléia Legislativa. O ex-governador Rogério Salles (PSDB) transmitiu logo depois o cargo para o sucessor, em ato no Centro de Eventos Pantanal. Maggi recebeu a faixa que simboliza a transmissão do cargo de governador do Estado. Clique aqui para ter mais informações.

Mato Grosso do Sul:

Zeca do PT tomou posse para seu segundo mandato às 10h40 (9h40 em Campo Grande, que está uma hora atrasada). No juramento, o governador se comprometeu em promover o bem geral da população, sustentar a União e a integridade e a independência do Brasil, desempenhar a função de forma leal, honrada e patriótica. Junto com Zeca, o vice, Egon Krakhecke, também foi empossado. Clique aqui para ter mais informações.

Pernambuco:

O governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) foi empossado por volta de meio-dia em Recife. Vasconcelos, que começa o segundo mandato, não vaijará para acompanhar a posse de Lula. Clique aqui para ter mais informações.

Distrito Federal:

O governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, tomou posse na Câmara Legislativa por volta de 12h30. Este será seu quarto mandato à frente do Executivo local. Roriz se reelegeu para o seguindo mandato consecutivo em 2003. Clique aqui para ter mais informações.

Piauí:

Wellington Dias (PT) assumiu o governo do Piauí pela manhã, na Assembléia Legislativa, em Teresina. Em um discurso de aproximadamente uma hora, Dias afirmou que pretende erradicar a miséria no Estado. Clique aqui para ter mais informações.

Acre:

A posse do governador reeleito, Jorge Viana (PT), foi acompanhada por aproximadamente 20 mil pessoas que se colocaram nas proximidades da Esplanada do Palácio Rio Branco, sede do governo estadual. Logo após a meia-noite, Jorge Viana se dirigiu para a Assembléia Legislativa onde recebeu simbolicamente o diploma. Clique aqui para ter mais informações.

Rio Grande do Sul:

Germano Rigotto (PMDB) e o vice eleito, Antônio Hohlfeldt (PSDB), assinaram na Assembléia Legislativa o termo de posse e fizeram o juramento à Constituição do Estado às 16h30. Após a cerimônia, um soldado da Polícia Militar éxecutou o toque da vitória com um clarim. Clique aqui para ter mais informações.

Espírito Santo:

O governador Paulo Hartung (PSB) foi empossado em uma cerimônia que durou 26 minutos, na Assembléia Legislativa do Estado. Hartung recebeu a faixa do ex-governador José Ignácio Ferreira. Clique aqui para ter mais informações.

Ceará:

O governador Lúcio Alcântara (PSDB) foi empossado aproximadamente às 19h. Ele ressaltou em seu discurso a disposição de promover um governo transparente e comprometido com suas propostas de campanha. Clique aqui para ter mais informações.

Santa Catarina:

O governador Luiz Henrique (PMDB) foi empossado às 19h no Centro de Eventos da Assembléia Legislativa do Estado. Cerca de quatro mil pessoas prestigiaram a posse do novo governador. Clique aqui para ter mais informações.

Amazonas

O novo governador do Amazonas, Eduardo Braga (PPS), assumiu hoje o comando do Estado às 17h, na Assembleía Legislativa. Braga, em sua primeira medida, adotou um plano emergencial para superar a crise energética que a região enfrenta. Clique aqui para ter mais informações.

Amapá

Waldez Góes (PDT) tomou posse no cargo fazendo uma comparação entre a sua trajetória de vida e a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Furando o protocolo, a governadora Dalva Figueiredo (PT) não compareceu à solenidade. Por ofício, ela comunicou ao cerimonial que considerava o local inadequado para a solenidade. O primeiro compromisso de trabalho amanhã será uma reunião com os secretários de Segurança, Educação e Saúde. Clique aqui para ter mais informações.

Roraima

Flamarion Portela (PSL) tomou posse em Roraima na noite deste dia dia 1º de janeiro. Na Assembléia Legislativa, foi recebido pelo deputado Mecias de Jesus (PSL). Foi o último governador eleito em 27 de outubro a tomar posse no cargo. Clique aqui para ter mais informações.

Pará

O novo governador do Pará, Simão Jatene (PSB) assumiu no final da tarde do dia 1º e janeiro com a promessa de reduzir a pobreza e as desigualdades no Estado. Clique aqui para ter mais informações.

Alagoas

O governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PSB), foi empossado para o segundo mandato prometendo construir o desenvolvimento econômico e social do Estado de Alagoas. Clique aqui para ter mais informações.
 

Redação Terra