Notícias Transição Bahia


 boletim tempo SMS fale conosco  

Capa
Notícias
Candidatos
Estados
Eleições 2002
Jornal do Terra
Transição 2002
 Últimas eleições
2002
2000
1998
Outras Eleições

 Fale conosco
Escreva com críticas e sugestões
Bahia
Terça, 31 de dezembro de 2002, 04h25 
Tudo pronto para a posse de Paulo Souto na Bahia
 
Últimas sobre Bahia
» Paulo Souto toma posse na Bahia e vai a Brasília
» Tudo pronto para a posse de Paulo Souto na Bahia
» Novo governador baiano toma posse quarta de manhã
» Governador da BA anuncia secretário de Segurança
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Os cerimoniais do governo do Estado e da Assembléia Legislativa já ajustaram os últimos detalhes para a solenidade de posse do novo governador da Bahia, Paulo Souto, que acontece amanhã, a partir das 10h. É a segunda vez que Souto chega ao Palácio de Ondina. A solenidade de posse será dividida em duas partes. A primeira acontece no Palácio Legislativo Luís Eduardo Magalhães, sede do poder Legislativo da Bahia, onde Souto fará o juramento solene para assumir pela segunda vez o comando do governo da Bahia. Encerrada a solenidade na Assembléia, o governador eleito segue para o pátio externo da Governadoria, onde o receberá o cargo das mãos do governador Otto Alencar. Souto foi eleito governador em primeiro turno com 2.871.025 votos, correspondentes a 53,69% dos votos válidos das eleições de 6 de outubro.

Com previsão de reunir 1,2 mil pessoas, a cerimônia de posse vai durar 45 minutos e terá a presença de nomes importantes do cenário baiano. Entre as autoridades que vão prestigiar o evento, os senadores eleitos Antonio Carlos Magalhães e César Borges, o senador Rodolpho Tourinho, o prefeito Antonio Imbassahy, secretários estaduais, deputados, prefeitos e conselheiros, além das principais autoridades civis, militares e religiosos do Estado. É a quarta vez consecutiva, nos últimos 12 anos, que um integrante do grupo liderado pelo senador eleito Antonio Carlos Magalhães recebe o comando do estado. Segundo o cerimonial da Assembléia Legislativa, a sessão para posse do novo governador, comandada pelo presidente da casa, deputado Reinaldo Braga (PFL), será aberta pontualmente às 10h, com a execução do Hino Nacional. Após o hino, Braga convocará o governador eleito, Paulo Souto, e seu vice, Eraldo Tinoco, para fazerem a leitura do compromisso constitucional, ato de juramento de posse.

Depois do juramento, o primeiro-secretário da mesa, deputado José Carlos Araújo (PFL), fará a leitura do termo de posse e das declarações de bens do governador e vice. Em seguida, Paulo Souto fará o seu primeiro discurso como governador empossado. A cerimônia será encerrada com a execução do hino da Bahia. O início da segunda etapa da solenidade, a transmissão de cargo, começará às 11h na área externa da Governadoria e se encerrará, impreterivelmente, às 12h, para que Paulo Souto possa viajar até Brasília, para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esta é a primeira vez que a transmissão de cargo para governador ocorre fora do espaço térreo da Governadoria. A mudança ocorreu visando permitir um maior conforto durante a cerimônia, já que a área interna não comporta de modo satisfatório o número de convidados.

No local, foi armado um grande toldo branco com toda a estrutura adequada para som e acomodação do aparato necessário aos veículos de comunicação. Dentro da programação de transmissão, organizada pelo cerimonial do governo, Paulo Souto passará em revista à guarda de honra da Polícia Militar perfilada em sua homenagem. Encerrada a solenidade, o governador segue para Brasília, onde participa, às 15h, da cerimônia de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. A transmissão de cargos aos secretários que vão integrar o governo Paulo Souto acontece na quinta-feira.

A programação será iniciada às 9h, com o governador Otto Alencar, assumindo a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração. Às 10h, Marcelo Barros recebe a pasta da Secretaria da Administração, e às 10h30, José Antônio Rodrigues Alves, a da Saúde. Ainda pela manhã, serão transmitidos cargos, às 11h, ao novo secretário do Planejamento, Armando Avena, e às 11h30, ao secretário da Segurança Pública, general Edson Sá Rocha. Às 12h, Renata Prosérpio assume a Secretaria da Educação, às 12h30, será transmitido o cargo a Eduardo Santos que ficará responsável pela Secretaria do Trabalho e Ação Social, e às 13h, o vice-governador Eraldo Tinoco assume a Secretaria de Infra-Estrutura.

Compõem ainda o governo Paulo Souto, os secretários em exercício no governo Otto Alencar, Paulo Gaudenzi (Cultura), Albérico Mascarenhas (Fazenda), Clodoveo Piazza (Combate à Pobreza e Desigualdades Sociais), Rui Tourinho (Governo), Pedro Barbosa (Agricultura), Sérgio Ferreira (Justiça) e ainda o atual secretário de Infra-Estrutura, Roberto Moussallem, que assume a nova Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O deputado federal Jorge Khoury será o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
 

Correio da Bahia