PUBLICIDADE

Tempestades nos EUA matam ao menos oito e deixam milhões sem eletricidade

Compartilhar

(Atualiza número de vítimas e acrescenta declaração de estado de emergência em três estados e outros dados das tempestades) As fortes tempestades que atingiram na noite passada e na madrugada deste sábado nove estados dos Estados Unidos causaram pelo menos oito mortes e deixaram sem eletricidade milhões de pessoas, além de afetar os sistemas de transporte, o turismo, os negócios e as telecomunicações.

As autoridades estaduais confirmaram a morte de pelo menos oito pessoas por causa das tempestades, que provocaram a decretação de estado de emergência na Virgínia, na Virgínia Ocidental e em Ohio.

As mortes, confirmadas pelas autoridades estaduais na Virgínia, em Nova Jersey, em Ohio e em Maryland, foram atribuídas à queda de árvores e da fiação elétrica.

O governador da Virgínia, Bob McDonnell, informou em um comunicado que as tempestades elétricas de ontem à noite causaram "o maior blecaute não relacionado a um furacão na história do estado" e avisou que o restabelecimento da luz demorará vários dias.

A companhia de luz Pepco, por sua vez, anunciou que o restabelecimento da eletricidade poderia chegar a levar uma semana em algumas áreas de Washington.

O presidente americano, Barack Obama, assinou hoje uma ordem que viabiliza a entrega de recursos federais de ajuda à Virgínia Ocidental, e é previsto que faça o mesmo com Ohio e Virgínia.

Ao todo, pouco mais de três milhões de pessoas foram afetadas pelos blecautes - um milhão somente na área da capital.

As autoridades meteorológicas estão prevendo temperaturas superiores a 40ºC em trechos do litoral Leste do país, cenário semelhante ao que precedeu as fortes chuvas.

As tempestades também afetaram moradores do Distrito de Colúmbia, sede da capital americana, e dos estados de Iowa, Indiana, Maryland, Nova Jersey e Pensilvânia.

Na área de Washington, que inclui os estados de Maryland e Virgínia, as autoridades normalizaram o serviço de metrô, que havia sido suspenso por várias horas.

As tempestades aconteceram em meio a temperaturas que bateram o recorde para o mês de junho em várias cidades, na sexta-feira, como Washington, Atlanta (Geórgia), e Louisville (Kentucky), que registraram na sexta-feira máximas acima dos 40ºC, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.

Os blecautes deixaram milhões de pessoas sem ar condicionado e refrigeração, e estabelecimentos comerciais precisaram recorrer a geradores para se manter abertos.

Em algumas regiões que não foram afetadas pelos blecautes, mas apresentaram altas temperaturas, como Atlanta, as autoridades montaram albergues com ar-condicionado.

Além das chuvas, as autoridades informaram que, no auge das tempestades, algumas áreas registraram ventanias com velocidades mínimas de 119 km/h.

Na cidade de Richmond (Indiana), imagens da televisão têm mostrado a destruição de casas, além de árvores caídas sobre veículos.

As tempestades também afetaram os servidores da empresa Amazon na Virgínia, interrompendo durante horas os serviços de três de seus clientes: os sites Netflix, Pinterest e Instagram.

O serviço interestadual de trens elétricos Amtrak prevê restabelecer seu serviço entre Washington e Filadélfia (Pensilvânia) nas próximas horas, após uma interrupção nesta manhã devido à queda de árvores e a falta de fluxo de energia. EFE

mp/tr

(foto)

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade