0

SP tem 30ª morte por gripe suína; a 61ª no País

29 jul 2009
18h39
atualizado às 23h43
  • separator
  • comentários

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, a 440 km de SP, divulgou nesta quarta-feira a primeira morte em conseqüência da doença ocorrida na região noroeste do Estado. A morte é a 61ª no País, a 30ª causada pela gripe suína no Estado e a primeira registrada em cidades com menos de 50 mil habitantes em São Paulo.

» Veja que cuidados tomar contra a gripe suína
» UFRGS adia volta às aulas


» Veja onde foi adiada a volta às aulas na rede estadual
» SP tem nova morte por gripe suína

O paciente, um homem de 58 anos, estava internado no Hospital Austa, em Rio Preto, mas morava na cidade de Turiúba, de 2 mil habitantes, a 542 km da capital. O paciente morreu no dia 21, mas os resultados dos exames feitos no Instituto Adolfo Lutz só foram divulgados nesta quarta-feira.

O paciente apresentou os primeiros sintomas da gripe suína ao retornar de uma viagem a João Pessoa (PB) no dia 14 de julho, mas só foi internado no dia 19.

"Neste período, o paciente, cuja família mora na zona rural, trabalhou com febre alta e só no dia 19 é que o filho o levou para o hospital", explicou a secretária de Saúde de Turiúba, Sônia Marques Cabrera. Segundo ela, o paciente era obeso, cardiopata e portador de hipertensão, o que agravou seu estado de saúde.

Apesar da morte, segundo a secretária, não há pânico entre os moradores, mas alguns deles, disseram estar receosos com a possibilidade de a gripe se espalhar. Para evitar um medo maior, a Prefeitura está distribuindo cartilhas com os cuidados para prevenir a gripe e acompanhando os grupos de riscos.

"Não há o que temer, porque acompanhamos os familiares por mais de dez dias e nenhum deles apresentou qualquer sintoma da gripe suína e não há nenhum relato de casos suspeito no município. Mesmo assim, estamos cumprindo os procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde", disse a secretária. Segundo ela, um dos cuidados foi adiar o início das aulas nas escolas municipais.

Especial para Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade