PUBLICIDADE

SP: história do morador de rua Raimundo vira livro

14 mai 2014 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

Por quase duas décadas, entre 1994 e 2013, quem passava de carro ou a pé pela movimentada Av. Pedroso de Morais, na zona oeste paulistana, dificilmente se aproximava daquele homem maltrapilho, de cabelos compridos, cercado de papéis e envolto em sacos de lixo brilhantes. O homem era Raimundo Arruda Sobrinho, hoje com 75 anos, e os papéis suas “Mini-Páginas”, delicadamente cortadas no mesmo tamanho, com poemas e aforismos que ele escrevia a mão e, posteriormente, catalogava.

Raimundo nasceu na zona rural de Goiás e estava longe da família havia 51 anos. Por 34 anos, viveu na condição de morador de rua, em São Paulo. Apesar das tentativas de tirarem-no dali, sua gentileza e educação nunca permitiram. “A solução não é dividir o pão, mas ter condições para cada um comprar o seu próprio pão”, escrevia. 

Em 2012, após anos vivendo no mesmo canteiro, Raimundo recebeu uma visita que mudaria a sua história. Moradora da região, Shalla Monteiro decidiu conhecer a história daquele vizinho misterioso. Logo ela começou a colecionar Mini-Páginas e conhecer mais da vida e obra do “homem tão especial que é Raimundo”. 

Em pouco tempo, Shalla havia criado uma página no Facebook (hoje com impressionantes 63 mil fãs) para que as pessoas pudessem conhecer os escritos de Raimundo, uma vontade antiga dele. 

“Para total surpresa e alegria, em pouquíssimo tempo, a família de Raimundo entrou em contato e, a partir daí, nossos esforços se voltaram para o restabelecimento dos laços familiares e inclusão social dele”, descreve ela, na rede social. “Tive a honra e o privilégio de conhecê-lo, conviver com ele por quase um ano em frequentes visitas e ser sua amiga.” Em 23 de abril de 2013, Raimundo deixou a “ilha” rumo a Goiás.

Saga do goiano virou livro

Quase metade da sua vida entregue às maiores adversidades que só uma megalópole como São Paulo pode oferecer, Raimundo terá a sua vida contada em livro. A obra, intitulada Livro do Raimundo, foi redigida por ele e Shalla e está em processo de finalização. 

“Tenho recebido e-mails de diversas partes do mundo oferecendo ajuda na publicação do Livro do Raimundo e perguntando quando o mesmo será publicado. Estou respondendo e analisando o que temos recebido para que, junto com ele, possamos eleger o melhor caminho”, escreve Shalla no Facebook. “É uma grande prova de que tudo é possível e não importa quão difícil nossa condição de vida se apresente, sempre é possível melhorá-la!”. 

Fonte: Dialoog Comunicação
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade