PUBLICIDADE

Sobe para 34 nº de casos da gripe suína no Canadá

1 mai 2009 - 00h28
(atualizado às 02h04)
Compartilhar

Autoridades canadenses informaram nesta sexta-feira que o número de casos da gripe suína no país subiu para 34. O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, deve viajar amanhã a uma fazenda que cria porcos para assegurar ao público canadense que a doença não é transmitida pelo animal ou produtos por produtos derivados.

Gripe Suína

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe suína é causada por uma variante do vírus influenza tipo A, que porta a designação H1N1. O órgão aumentou o nível de alerta para cinco (pandemia iminente) em uma escala que vai até seis.

A gripe suína teria matado mais de 150 pessoas no México, país mais afetado pelo surto, onde cerca de 2 mil pessoas estariam infectadas. No entanto, autoridades sanitárias do país confirmaram cerca de 260 casos e 12 mortes relacionadas ao vírus AH1N1.

O jornal canadense The Globe and Mail disse que as autoridades sanitárias de todo o país começaram a receber doses de produtos antivirais em preparação para o aumento do número de casos da gripe suína.

O diário disse que o Canadá tem aproximadamente 55 milhões de doses de Tamiflu e Relenza, dois dos medicamentos mais efetivos contra a doença.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade