PUBLICIDADE

Sem nenhum caso de gripe, cidade do RS decreta emergência

29 jun 2009 - 09h39
(atualizado às 09h45)
Compartilhar

O prefeito de Itaqui (RS), Gil Marques Filho, decretou situação de emergência na cidade por causa da gripe suína no sábado. Segundo o decreto, ficam suspensas as aulas nas escolas públicas e privadas por ainda oito dias. Apesar do decreto, em balanço divulgado no domingo, a Secretaria da Saúde do Estado não registrava nenhum caso da doença na cidade.

» Familiares usam máscaras em velório

» Após 1ª morte, RS muda estratégia de combate

» Ministro confirma 1ª morte no Brasil

» Mais 6 escolas suspendem aulas em SP

Segundo a secretaria estadual, o Rio Grande do Sul contava com 76 casos confirmados da doença. As cidades com maior número de infectados são São Gabriel (31 pacientes) e Porto Alegre (23). No domingo, um caminhoneiro de 29 anos foi a primeira vítima fatal da gripe suína. O homem morreu em um hospital de Passo Fundo, também no Estado, às 10h.

Apesar de não ter nenhum caso confirmado, a cidade fica na fronteira com a Argentina. No país vizinho, onde o caminhoneiro teria sido infectado, a doença havia deixado, até a sexta-feira, pelo menos 26 vítimas fatais. O número de contagiados pelo vírus da gripe A era de 1.587, segundo as fontes oficiais argentinas.

Segundo a prefeitura, existem dois casos suspeitos da gripe na cidade e a Vigilância Sanitária intensificou na semana passada o trabalho de monitoramento e orientação de pessoas vindas da Argentina. No decreto, o prefeito, entre as justificativas para o decreto, afirmou que muitos moradores foram à Buenos Aires nas últimas semanas e também ao Chile, país onde é registrado um dos maiores avanços da doença.

Até o domingo, 114 países tinham casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações dos governos ou da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a OMS, além dos Estados Unidos, México, Canadá, Austrália, Chile e Argentina, o Reino Unido também é considerado um país com transmissão sustentada.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade