PUBLICIDADE

Sem chuvas há dois dias, Cantareira fica estável em 11,7%

Mesmo com as chuvas acima da média em fevereiro, sistema enfrenta grave crise hídrica

3 mar 2015 - 09h50
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Sistema Cantareira segue em crise</p>
Sistema Cantareira segue em crise
Foto: Eco Desenvolvimento

O nível do sistema Cantareira ficou estável nesta terça-feira, segundo informações divulgadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Sem chuvas nos últimos dois dias, os reservatórios do Cantareira, que abastece cerca de 6,2 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, mantiveram-se com 11,7%.

A pluviometria – quantidade de chuva captada –, na região do Cantareira, ficou zerada em dois dos três primeiros dias de março. Em fevereiro, somou 322,4 milímetros, 61,9% superior a média histórica para o mês – o que deu algum fôlego para o sistema, que continua em grave crise.

O nível do Sistema Alto Tietê, que também passa por uma situação crítica, subiu nesta segunda de 18,6% para 18,9%. O Rio Claro passou de 38,3% para 38,4%, mesmo não registrando precipitações. O Alto Cotia ficou estável em 40,9%.

Embora as precipitações de fevereiro tenham atenuado a crise hídrica, o diretor metropolitano da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Paulo Massato, avaliou que ainda é cedo para definir a adoção de um racionamento rígido.

Durante sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de São Paulo, na última quarta-feira (25), ele informou que é preciso esperar o término do período de chuvas, que, normalmente, se estende até o final de março.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade