PUBLICIDADE

Secretário do RS: circulação de vírus é início de epidemia

16 jul 2009 - 18h24
(atualizado às 21h24)
Compartilhar

O secretário da Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, afirmou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, que a circulação do vírus H1N1 no Estado "significa o início de uma epidemia". Segundo ele, apesar de os dados oficiais apontarem para menos de 140 casos, a estimativa é que mil pessoas no Estado já tenham sido infectadas pelo vírus.

O secretário da Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, confirmou mais cinco casos de gripe suína no Estado
O secretário da Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, confirmou mais cinco casos de gripe suína no Estado
Foto: Fabiana Leal / Terra

» Brasil tem 1ª transmissão sem vínculo com exterior

» RS tem mais 4 mortes por gripe; Brasil registra 11

» Osasco confirma 2ª morte por gripe

» Rio registra 1ª morte por gripe suína

De acordo com Terra, o Rio Grande do Sul é a porta de entrada da gripe A (suína) no Brasil por via terrestre. "A Argentina deve ter perto de mais de 100 mil casos e 140 óbitos. O Uruguai é um país que deve ter, proporcionalmente, até mais casos do que a Argentina. (...) E as condições do inverno nos predispõem ter um número maior de casos", afirmou.

Com base nos dados, o secretário ponderou que não há motivo para nenhum pânico, pois afirmou que a gripe suína é como as demais gripes. "A diferença dessa é que ela está sendo acompanhada online. É a primeira vez na história da humanidade que uma pandemia é acompanhada caso por caso em tempo real. Isso pode causar a impressão de que ela é mais grave do que as outras, mas não é. Ela é uma gripe igual às gripes que acontecem em todos os invernos, principalmente aqui no Rio Grande do Sul."

O secretário confirmou nesta quinta-feira mais cinco óbitos causados pela gripe suína no Estado. Todos são homens e quatro deles já tinham outros problemas de saúde, que foram agravados pela influenza A. Em todo o País, o total de mortes foi ampliado de nove para 11 nesta tarde.Os 11 mortos infectados pela Influenza A estão concentrados no Rio Grande do Sul (sete casos), São Paulo (três casos) e Rio de Janeiro (um caso).

Terra disse que cerca de 30 pessoas estão internadas no Rio Grande do Sul com suspeita da doença e afirmou que esse número não é alto, visto que a média de internações no Estado é 70 mil por mês. "O que há é um grande número de pessoas, em casa, se cuidando, tratando a sua gripe, que provavelmente é a gripe A."

Precauções
Terra disse que a população tem que ter as mesmas precauções que têm com as demais gripes. Segundo ele, quem tem alguma debilidade, deficiência imunológica ou são pessoas com mais de 70 anos ou crianças devem evitar aglomerações. Também aconselha o uso de lenços de papel descartáveis e a lavagem seguida das mãos.

Escolas


As escolas estaduais receberão uma orientação das secretarias de Saúde e de Educação com alguns procedimentos para controlar a disseminação da influenza A e da gripe comum. O secretário adiantou que as férias não serão antecipadas e que as aulas não serão suspensas. Somente haverá suspensão de aulas para a turma que tiver alguém com suspeita ou confirmação da gripe suína, após avaliação da escola e de autoridades sanitárias locais.

Fronteiras
O secretário disse que as fronteiras serão monitoradas para evitar ao máximo o contágio. Segundo ele, se alguém for dectado com o vírus entrando no País, será orientado pelas autoridades competentes e poderá ficar em quarentena. "O que nós queremos é, que mesmo tendo a epidemia, o número de pessoas contaminadas seja o menor possível."

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade