PUBLICIDADE

Secretário de Saúde do Rio tem suspeita de gripe suína

19 jun 2009 - 11h46
(atualizado às 12h37)
Compartilhar

Com suspeita de gripe suína, o secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, está, desde o início da noite desta quinta-feira, em quarentena domiciliar. Ele chegou na terça-feira dos Estados Unidos, para onde foi na quarta-feira passada, véspera do feriado de Corpus Christi. A mulher de Côrtes, que viajou com ele, também ficará em casa até que saia o resultado do exame para detectar a doença.

Nesta quinta-feira, o secretário começou a apresentar sintomas da gripe: febre, dores e rouquidão. Como esteve em uma área de risco, foi submetido ao exame (coleta de material do nariz e da boca) para checar a presença do vírus. O resultado deve sair nesta sexta. Em abril, Côrtes passou a comandar ações de prevenção à doença no Estado.

Gripe suína no Brasil

Segundo nota do Ministério da Saúde divulgada na tarde desta quinta, o Brasil tem 114 casos confirmados do vírus Influenza A (H1N1), que causa a gripe suína.

Foram registrados sete novos casos nos Estados de São Paulo, cinco em Minas Gerais, dois no Espírito Santo, dois em Santa Catarina e um no Rio de Janeiro. Todos os pacientes passam bem, de acordo com nota do ministério.

Dos novos casos, dois são de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional). Os outros 16 casos são de pessoas que estiveram fora do país.

Fonte: O Dia
Compartilhar
TAGS
Publicidade