PUBLICIDADE

Rússia pedirá a Annan que trabalhe mais ativamente com oposição síria

Compartilhar

O vice-ministro das Relações Exteriores russo, Gennady Gatilov, disse nesta sexta-feira que Moscou pedirá ao mediador internacional para a Síria, Kofi Annan, que trabalhe mais ativamente com os grupos opositores sírios para fazê-los negociar com as autoridades de Damasco.

"A verdade é que não vemos nossos parceiros dispostos a trabalhar tão ativamente (como a Rússia) com a oposição. Kofi Annan é o principal negociador nesse processo, mas infelizmente não vemos resultados práticos de seus contatos com os opositores", disse Gatilov em uma entrevista à agência "Interfax".

O mediador internacional para a Síria se reunirá com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, na próxima segunda-feira em Moscou, informou uma fonte da Chancelaria russa citada pela agência oficial "RIA Novosti".

"Será abordada a situação na Síria e as perspectivas de conciliação", disse a fonte diplomática.

Gatilov reiterou a oposição de Moscou ao projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU apresentado por Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Portugal, que ameaça a Síria com sanções se esse país não recuar suas tropas dos centros urbanos em até dez dias e detiver o uso de armamento pesado.

O vice-ministro da Chancelaria russo ressaltou que o país exercerá seu poder de veto se esse texto for submetido a votação.

"Isto (a votação do projeto) agravaria o clima político em torno da Síria e seria um passo nada construtivo de nossos parceiros", acrescentou.

Gatilov reiterou que a Rússia respalda a ampliação do mandato da missão de observadores da ONU, que expira no final da próxima semana, mas rejeita que seu prolongamento seja condicionado à inclusão de ameaça de sanções contra o regime de Damasco.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade