PUBLICIDADE

Rio: 70 que tiveram contato com infectados são acompanhados

10 mai 2009 - 21h36
Compartilhar

O Ministério da Saúde comunicou neste domingo que 70 pessoas que mantiveram contato com os três infectados pelo vírus influenza A (H1N1) no Rio de Janeiro são acompanhadas pelas equipes de vigilância epidemiológica do Estado e do município.

Por enquanto, nenhuma dessas pessoas apresentou sintomas e outros 40 contatos já foram descartados, informou o ministério.

Nesta noite, foram confirmados mais dois casos de gripe no País, elevando para oito o total de infectados. Seis têm vínculo com viagens internacionais e dois foram infectados dentro do território nacional.

O ministério não divulga a identidade dos infectados, mas o novo caso no Rio de Janeiro é da mãe de um dos jovens contaminados, que estava sendo monitorada depois de cuidar do filho que contraiu a doença de um amigo que viajou ao México. Ela foi internada no sábado com os sintomas. Segundo o ministério, o paciente encontra-se em quadro clínico estável.

Também neste domingo, chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, por volta das 12h, o vôo 905 da American Airlines, proveniente de Cancún, com escala em Miami, com os 21 moradores da Ilha do Governador amigos do primeiro carioca infectado pelo vírus da gripe suína.

Como já havia acontecido no sábado, todos os passageiros do vôo tiveram que ser encaminhados para a sala de triagem do Galeão.

O Hospital do Fundão divulgou neste domingo um novo boletim com informações sobre os casos de gripe suína no Rio de Janeiro. B., 21 anos, o primeiro o contrair o vírus, está no sétimo dia de internação, mas "permanece em excelente estado geral" e "aguarda para completar o período de isolamento".

Segundo o comunicado, o amigo que pegou a gripe a partir de B. está sem febre há 24h e evoluiu com melhoras dos sinais vitais e sintomas respiratórios. Ele permanece em tratamento.

O que é a gripe suína

É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade