NotíciasRetrospectiva 2007Esportes

 

Esportes

Meninas vibram com ouro no Pan, vice mundial e apoio

Reinaldo Marques/Terra Ouro no Pan do Rio de Janeiro, Marta chegou ao vice-campeonato mundial com a camisa da Seleção Ouro no Pan do Rio de Janeiro, Marta chegou ao vice-campeonato mundial com a camisa da Seleção

As jogadoras de futebol do Brasil tiveram um motivo triplo para comemorar em 2007. Além da medalha de ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro e do segundo lugar obtido pela Seleção na Copa do Mundo da categoria, disputada na China, a Confederação Brasileira de Futebol, empolgada com o sucesso das meninas, criou a Copa do Brasil feminina.

» Veja as fotos

Lideradas pela meia-atacante Marta, eleita a melhor jogadora do mundo pela Fifa em 2006, as jogadoras da Seleção iniciaram os pedidos por um campeonato nacional feminino no Brasil antes mesmo do Pan do Rio de Janeiro. Com poucas chances de atuar profissionalmente no País, muitas delas foram tentar a sorte no exterior.

Seus pedidos começaram a ser vistos com carinho depois da conquista da medalha de ouro no Pan. Até mesmo pelo fracasso do time Sub-17 masculino, todo o apoio da torcida brasileira foi para as meninas, que não decepcionaram e ficaram com o título da competição goleando os Estados Unidos por 5 a 0 na decisão, diante de um Maracanã lotado.

No Mundial feminino, o Brasil liderou o Grupo D da competição com sobras, vencendo todos os seus jogos, e avançou às quartas-de-final. Lá, o time verde e amarelo bateu a Austrália por 3 a 2 e se credenciou a enfrentar as norte-americanas, bicampeãs mundiais, na disputa por uma vaga na decisão.

Com um show à parte de Marta, o Brasil goleou os Estados Unidos por 4 a 0 e avançou à final, para enfrentar a também poderosa Alemanha. Na partida diante das norte-americanas, a meia-atacante brasileira marcou um gol antológico, aplicando um belo drible em uma defensora, driblando outra que estava na jogada e superando a goleira rival.

Na final, porém, a experiência das alemãs falou mais alto e o Brasil ficou com o vice-campeonato. O time germânico venceu o confronto por 2 a 0, viu Marta perder um pênalti quando placar ainda apontava 1 a 0 e assegurou o bicampeonato da competição.

Dois dias antes da decisão, a CBF anunciou a criação da primeira Copa do Brasil feminina de futebol, com o apoio do Ministério do Esporte, levando esperança a várias jogadoras que atuam no País e, de uma forma ou de outra, se empolgaram com o desempenho da Seleção Brasileira na temporada.



Redação Terra