Sites Relacionados
Retrospectiva 2004
Boletins
Receba as últimas notícias em seu email
Fale Conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!
Tecnologia
Usuários invadem sites de relacionamento social
 
Divulgação
Brasileiros são maioria no Orkut, a rede do Google
Brasileiros são maioria no Orkut, a rede do Google
Os internautas tomaram conta das redes de relacionamento social em 2005. O Orkut, por exemplo, foi praticamente dominado pelos brasileiros, que hoje correspondem a mais de 75% dos usuários da comunidade. A febre obrigou o Google, dono do serviço, a lançar uma versão totalmente em português. Mas seus criadores jamais conseguiram entender tamanho sucesso no Brasil. Em novembro, o Terra lançou o seu próprio site de relacionamento social, o Gaia.

  • Cadastre-se agora no Gaia

    Em janeiro, uma confusão envolvendo o site Cocadaboa e o seqüestro de diversas comunidades do Orkut inflamou os internautas. A rede de relacionamentos enfrentou também uma "onda de suicídios" em meados do ano. As pessoas começaram a se cansar da exposição demasiada e das constantes falhas e buracos do programa. Enquanto alguns simplesmente pararam de visitar o site ou atualizar seus recados, muitos simplesmente cometeram o "orkuticídio", ou seja, mataram seu perfil. Em setembro, o Orkut passou por mudanças com a integração de todos os serviços do Google.

    A rede de relacionamentos também foi palco de manifestações racistas, preconceituosas e criminosas. No final do ano, um rapaz do Rio Grande do Sul foi condenado a prestar serviços comunitários durante seis meses por ter criado a comunidade "Homicidas do Brasil. De acordo com a Justiça, a comunidade incitava ao crime e fazia divulgação de técnicas de homicídio.

    Mensagens instantâneas
    Outro serviço de Internet que caiu no gosto dos brasileiros foram as mensagens instantâneas. Também em novembro, a ICQ, dona do programa de mesmo nome, divulgou que os brasileiros já gastavam quase o mesmo tempo com bate-papos por messengers (80%) do que com conversas pessoais (85%).
     

  • Redação Terra