Sites Relacionados
Retrospectiva 2004
Boletins
Receba as últimas notícias em seu email
Fale Conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!
Mundo
Astrônomo afirma ter descoberto novo planeta
 
Reuters
O novo planeta foi batizado provisoriamente de 2003-UB313
O novo planeta foi batizado provisoriamente de 2003-UB313
Um astrônomo americano afirmou, em 29 de julho, ter descoberto o "décimo planeta do sistema solar", a cerca de 15 bilhões de quilômetros da Terra. O novo "planeta", batizado provisoriamente de 2003-UB313, é o corpo celeste mais distante já descoberto gravitando em torno do Sol.

  • Descoberto astro que pode ser o 10º planeta do Sistema Solar

    Michael Brown fez a descoberta com os astrônomos Chad Trujillo, do Observatório Gemini de Havaí, e David Rabinowitz, da Universidade de Yale, nos EUA, em 8 de janeiro. Segundo ele, qualificar de "planeta" este corpo celeste composto basicamente de rocha e gelo, como Plutão, pode provocar polêmica entre os especialistas. Porém, para Brown, se o 2003-UB313 não for um planeta, Plutão também não é.

    O corpo celeste está situado a 97 unidades astronômicas (14,4 bilhões de quilômetros) da Terra e é maior que Plutão, o nono planeta do nosso sistema solar, descoberto em 1930. Ele foi fotografado por uma câmera extremamente possante por intermédio do telescópio Samuel-Oschin, do Monte Palomar, no sul da Califórnia, nos EUA.
     

  • Redação Terra