Sites Relacionados
Retrospectiva 2004
Boletins
Receba as últimas notícias em seu email
Fale Conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!
Mundo
Médicos franceses fazem o 1º transplante de rosto
 
Terra
A imagem da mulher operada foi capa do  The Daily Telegraph
A imagem da mulher operada foi capa do The Daily Telegraph
Cirurgiões franceses realizaram em 2005 o primeiro transplante parcial de rosto, dando novos nariz, queixo e lábios a uma mulher de 38 anos que teve a face desfigurada depois de ser atacada por um cachorro. Especialistas de dois hospitais fizeram a operação no final de novembro, na cidade de Amiens, norte da França.

  • Veja fotos da cirurgia
  • Divulgada a primeira imagem
    de rosto transplantado

    A cirurgia foi liderada por Jean-Michel Dubernard, especialista de um hospital de Lyon, e Bernard Devauchelle, de Amiens. O transplante foi efetuado a partir da doação de uma mulher com morte cerebral encefálica, após autorização prévia de sua família. Segundo o hospital, o estado de saúde da mulher, após a operação, era excelente.

    Para evitar o risco de rejeição, a paciente foi submetida a um forte tratamento imunológico e recebeu infiltrações de células da medula óssea da doadora. Segundo os médicos, a mulher foi devidamente informada de todos os riscos que enfrentava por tratar-se de uma intervenção pioneira, inclusive da possibilidade de desenvolver câncer. A operação é considerada uma cirurgia eletiva, ou seja, que garante maior qualidade de vida - diferentemente de transplantes de rins, fígado e coração, necessários para a preservação da vida.

    O primeiro transplante parcial de rosto criou esperanças para muitas pessoas desfiguradas por acidentes e queimaduras, mas despertou questões éticas e psicológicas para os pacientes e a família dos doadores. A suspeita de que a mulher transplantada sofria de depressão por causa do acidente suscitou críticas da comunidade científica, que teme que uma pessoa psicologicamente frágil não possa enfrentar as mudanças proporcionadas pelo transplante.
     

  • Redação Terra