Sites Relacionados
Retrospectiva 2004
Boletins
Receba as últimas notícias em seu email
Fale Conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!
Tecnologia
Podcasting: distribuição de áudio explode na Web
 
BBC Brasil
Adam Curry, ex-VJ da MTV, é um dos criadores do podcasting
Adam Curry, ex-VJ da MTV, é um dos criadores do podcasting
Criado em 2004, foi somente este ano que o podcasting garantiu o seu lugar como um dos recursos mais promissores da Internet. A febre, que começou a "pegar fogo" nos Estados Unidos (seis milhões de adeptos em abril) virou mania no mundo todo. Podcasts são essencialmente arquivos de áudio distribuídos por meio de RSS para tocadores de música digital, de forma que podem ser ouvidos quando e quantas vezes o usuário desejar - também podem ser armazenados no computador.

  • Saiba mais sobre o podcasting

    Em maio, a Apple anunciou publicamente que daria apoio à tecnologia no seu programa iTunes - e o fez, efetivamente, em junho. Dois meses depois, a IBM e outras empresas, da Disney à revista Newsweek, aderiram ao formato. O podcasting fez sucesso até mesmo fora do planeta: em agosto, um astronauta a bordo da Discovery tornou-se o primeiro homem a transmitir um podcast do espaço.

    Em outubro, com a chegada do iPod com capacidade de vídeo, uma nova revolução foi anunciada: a era do vídeo portátil. Com pornografia, inclusive.

    Estimativas da The Diffusion Group (TDG), uma empresa de consultoria dedicada a pesquisar as aplicações da tecnologia digital, destacam que até 2010 o número de usuários apenas nos Estados Unidos pode superar os 60 milhões. No Brasil, em dezembro, Curitiba foi a sede da primeira conferência nacional de podcasters.
     

  • Redação Terra