Sites Relacionados
Retrospectiva 2004
Boletins
Receba as últimas notícias em seu email
Fale Conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!
Brasil
Maluf e o filho são presos por 40 dias
 
Reinaldo Marques/Redação Terra
Maluf e o filho Flávio ficaram presos por 40 dias
Maluf e o filho Flávio ficaram presos por 40 dias
O ex-prefeito da capital paulista Paulo Maluf e seu filho Flávio foram presos no dia 10 de setembro na Superintendência da Polícia Federal de São Paulo, após terem prisão preventiva decretada. Eles foram acusados de coagir testemunhas e ocultar provas de processo contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro, corrupção e formação de quadrilha. Maluf e o filho se apresentaram espontaneamente à PF. A soma das penas mínimas pelos crimes dos quais os dois são acusados é de oito anos.

  • Paulo Maluf é preso com o filho

    A defesa do ex-prefeito anunciou que recorreria e assim o fez inúmeras vezes. Nas seis semanas seguintes, Maluf e o filho dividiram a cela com outros presos e receberam a mesma alimentação que outros detentos. Entretanto, também tiveram alguns privilégios, entre eles, um café da manhã especial enviado pelo secretário particular e um jantar regado a champanhe. Durante a estada na prisão, Maluf chegou a ser encaminhado a um hospital com fortes dores no peito, mas os médicos descartaram qualquer problema maior.

    Quarenta dias depois, a defesa dos Maluf conseguiu uma vitória. Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram por cinco votos a três o pedido de habeas-corpus impetrado pelos advogados dos Maluf. Na mesma noite, o ex-prefeito, abatido e com a barba por fazer, e o filho deixaram a carceragem da PF. Numa primeira entrevista após a detenção, Maluf criticou as instalações das prisões e disse que pretende continuar na vida pública. O ex-prefeito compareceu ainda à 2ª Vara Federal Criminal para assinar termo no qual se compromete a comparecer a todas as fases do processo em que é réu.
     

  • Redação Terra