inclusão de arquivo javascript

Retrospectiva 2012
 
 

Veja a seleção do Terra dos 10 melhores games de 2012

24 de dezembro de 2012 12h50

'Assassin's Creed III', 'Boardlands 2', 'Fifa 13' e 'Minecraft' são alguns dos games que foram destaque no ano. Foto: Divulgação

'Assassin's Creed III', 'Boardlands 2', 'Fifa 13' e 'Minecraft' são alguns dos games que foram destaque no ano
Foto: Divulgação

 

O ano de 2012 foi de surpresas para a indústria dos games. Jogos de produtoras independentes despontaram no mercado como grandes fenômenos, novos modelos de negócio - com o free to play e vendas online - se fortaleceram, o estúdio THQ decretou falência com queda nas ações e prejuízo de US$ 21 milhões.

Além disso, depois de muitos anos considerado um mercado não-oficial, o Brasil chamou a atenção de estúdios e produtoras em 2012. Com a economia aquecida e um grande mercado no País, a Brasil Game Show promoveu em outubro, em São Paulo, a maior feira de games da América Latina, com os principais nomes da indústria. A chegada do Wii U, novo videogame da Nintendo, também marcou o ano.

Mesmo apresentando certo cansaço e esgotamento tecnológico, a atual geração de consoles recebeu em 2012 jogos cada vez mais realistas e com grandes enredos, como Assassin's Creed III, Call of Duty: Black Ops 2 eBorderlands 2. Pensando nisso, o Terra selecionou os 10 jogos que mais chamaram nossa atenção em 2012. Confira!

Assassin's Creed III 
Maior projeto da história da Ubisoft, Assassin's Creed III fecha 2012 como um dos maiores blockbusters do ano. Com uma produção de três anos, envolvendo mais de 500 pessoas, o jogo finaliza a história de Desmond ao apresentar seu último antecessor membro da Ordem dos Assassinos, Connor, em um enredo envolvendo a Revolução Americana, no século XVII.

Apesar de fãs da série não ficarem muito satisfeitos com o fim da trama de Desmond e bugs tirarem um pouco do brilho da realidade gráfica do jogo, AC3 é um dos melhores jogos de ação da temporada.

Call of Duty: Black Ops 2 
Com mais de 17 milhões de cópias vendidas, Call of Duty: Black Ops 2 é o jogo de console mais comercializado em 2012. O mais popular dos games de tiro em primeira pessoa agradou os fãs da franquia ao trazer uma "Guerra Fria futurista", se passando em 2025 e com armas de ondas magnéticas e robôs.

Outra chave do sucesso de Black Ops 2 é a volta do modo multiplayer zumbi. Desta vez, ele chega com uma novidade: um modo cooperativo no qual quatro jogadores têm que embarcar em um ônibus com o objetivo de matar os morto-vivos em cidades norte-americanas. Além disso, o jogo da Activision chega pela primeira vez com dublagens em português.

Borderlands 2 
Com gráficos no estilo de desenho animado que fizeram seu primeiro jogo um dos mais inovadores jogos de tiro em primeira pessoa, Borderlands 2 volta com tudo em 2012 para dar continuidade à trama do planeta Pandora - um mundo meio velho oeste futurista repleto de monstros, robôs e híbridos.

Em um mundo aberto que mistura ação e RPG - com diversas missões e objetos que dão recompensas e evoluções dos personagens -, o jogador se envolve em uma trama de vingança contra o líder de Pandora e vilão, Handsome Jack. Assim como no primeiro jogo da série, Borderlands 2 chega com modo cooperativo para até quatro jogadores, tornando o game um dos mais divertidos do ano.

Fifa 13 
Com mecânica de dribles melhoradas e a volta da narração em português, Fifa 13 saiu na frente do rival PES 13na escolha dos brasileiros e jogadores do mundo todo, com cerca de 9 milhões de cópias vendidas.

Porém, em relação a sua edição anterior, Fifa 13 é menos inovador e peca pela falta de times nacionais licenciados. Porém, o game evoluiu em sua conectividade online, tornando um dos títulos mais jogados na internet no ano.

Need for Speed: Most Wanted 
Com uma busca por 120 carros, perseguições insanas da polícia e disputas ainda mais ferozes pelo mundo aberto Fairhaven, além do prazeroso estilo árcade. Need For Speed: Most Wanted saiu na frente do concorrenteForza Horizon como o melhor jogo de corrida de 2012.

O segundo jogo da franquia feito pela Criterion acertou em criar infinitas possibilidades de diversão no vasto mundo, em comparação com o linear e burocrático game exclusivo para Xbox 360. E além de colocar o jogador para disputar o título de mais procurado com a máquina, Need For Speed cria uma eterna disputa entre os amigos com o Autolog 2.0 - uma rede social que roda dentro do jogo e compara suas conquistas com a dos seus colegas.

Minecraft 
Sucesso repentino no mundo independente dos games a partir de 2009, Minecraft foi lançado para Xbox 360 em 2012 e se consolidou como uma das maiores febres na indústria.

Pegando o conceito do Lego, na qual tudo pode ser criado com blocos, Minecraft, da sueca Mojang, comercializou cerca de 5 milhões de unidades para o console da Microsoft e fecha como um dos games mais vendidos do ano.

Sleeping Dogs 
Um dos jogos mais bem recebidos em 2012 e um grande candidato a virar franquia, Sleeping Dogs quase não saiu do papel. Isso porque, o protótipo do jogo nasceu como um reboot da franquia True Crime, que logo foi cancelado pela Activision, em 2009.

Porém, a equipe da United Front Games não desanimou e criou do zero esse jogo em mundo aberto em Hong Kong. No estilo GTA, Sleeping Dogs te coloca no papel do detetive Wei Shen, que se infiltra no cartel de drogas da cidade, o que permite missões em ambos os lados do crime. Mas quem espera muitos tiros e armamento de peso vai se surpreender: a ação do jogo e baseada nas artes marciais e com um excelente sistema de contra-ataque (semelhante a Batman: Arkham Asylum City), o jogador vai se sentir dentro de um filme de Jackie Chan.

Dishonored 
Outra estreia de 2012 bem aceita pelos jogadores e críticos foi Dishonored, da francesa Arkane Studios. Passando em Dunwall, uma cidade de realidade steampunk, o jogo em primeira pessoa conta a história de Corvo Attano, guarda-costas da Imperatriz que é acusado de seu assassinato e que agora é perseguido por conspiradores e marginais.

Mas o que difere Dishonored de outros do mesmo estilo é o seu sistema chamado Chaos. Na trama, a cidade sofre de uma praga de ratos e quanto mais mortes Corvo executar, mais o pandemônio se instaura. Por isso, a regra de sobrevivência é matar menos de 20% dos inimigos, o que dá um ritmo mais estratégico e metódico.

Far Cry 3 
Mesmo adiado e chegando às lojas no último mês do ano, Far Cry 3, da Ubisoft, pode ser considerado um dos melhores jogos do ano. Apresentando um mundo rico, composto por chamativos gráficos, e uma história de ação envolvente, o game em primeira pessoa não fica a desejar em relação aos seus antecessores.

Desta vez, o jogador vive Jason Brody, um jovem urbano que em uma viagem de férias com os amigos, acaba se tornando prisioneiro de traficantes psicopatas em uma ilha do Pacífico. Com uma trama de sobrevivência, seu objetivo é escapar dos vilões e explorar o mundo aberto da ilha para encontrar meios de salvar seus parceiros. O game também apresenta um competitivo e interessante modo multiplayer, para até quatro jogadores.

LEGO Batman 2: DC Super Heroes 
Para aqueles que gostam de jogos mais leves, mas mesmo assim repleto de cenários e objetos para explorar,LEGO Batman 2: DC Super Heroes pode ser o jogo do ano. Agora, Gotham City é um mundo aberto e o homem morcego versão cabeção amarelo divide missões com Robin e Super Homem, Flash, Lanterna Verde e outros heróis.

Com missões mais criativas e estratégicas, o game é ideal para duas pessoas (jogar com a máquina como parceiro pode ser frustrante). Em cada cenário, as missões envolvem estratégia e exploração e, em algumas delas, é preciso até de roupas especiais dos heróis. Entretenimento para todas as idades.

Terra
  1. Mesmo apresentando certo cansaço e esgotamento tecnológico, a atual geração de consoles recebeu em 2012 jogos cada vez mais realistas e com grande enredos, como Assassins Creed III, Call of Duty: Black Ops II e Borderlands 2. Pensando nisso, o Terra selecionou os 10 jogos que mais chamaram nossa atenção em 2012. Confira!  Foto: Divulgação

    Mesmo apresentando certo cansaço e esgotamento tecnológico, a atual geração de consoles recebeu em 2012 jogos cada vez mais realistas e com grande enredos, como 'Assassin's Creed III', 'Call of Duty: Black Ops II' e 'Borderlands 2'. Pensando nisso, o Terra selecionou os 10 jogos que mais chamaram nossa atenção em 2012. Confira!

    Foto: Divulgação

  2. Maior projeto da história da Ubisoft, Assassins Creed III fecha 2012 como um dos maiores blockbusters do ano. Com uma produção de três anos, envolvendo mais de 500 pessoas, o jogo finaliza a história de Desmond ao apresentar seu último antecessor membro da Ordem dos Assassinos, Connor, em um enredo envolvendo a Revolução Americana, no século XVII  Foto: Reprodução

    Maior projeto da história da Ubisoft, 'Assassin's Creed III' fecha 2012 como um dos maiores blockbusters do ano. Com uma produção de três anos, envolvendo mais de 500 pessoas, o jogo finaliza a história de Desmond ao apresentar seu último antecessor membro da Ordem dos Assassinos, Connor, em um enredo envolvendo a Revolução Americana, no século XVII

    Foto: Reprodução

  3. Com mais de 17 milhões de cópias vendidas, Call of Duty: Black Ops 2 é o jogo de console mais comercializado em 2012. O mais popular dos games de tiro em primeira pessoa agradou os fãs da franquia ao trazer uma Guerra Fria futurista, se passando em 2025 e com armas de ondas magnéticas e robôs  Foto: Divulgação

    Com mais de 17 milhões de cópias vendidas, 'Call of Duty: Black Ops 2' é o jogo de console mais comercializado em 2012. O mais popular dos games de tiro em primeira pessoa agradou os fãs da franquia ao trazer uma "Guerra Fria futurista", se passando em 2025 e com armas de ondas magnéticas e robôs

    Foto: Divulgação

  4. Com gráficos no estilo de desenho animado que fizeram seu primeiro jogo um dos mais inovadores jogos de tiro em primeira pessoa, Borderlands 2 volta com tudo em 2012 para dar continuidade à trama do planeta Pandora - um mundo meio velho oeste futurista repleto de monstros, robôs e híbridos  Foto: Divulgação

    Com gráficos no estilo de desenho animado que fizeram seu primeiro jogo um dos mais inovadores jogos de tiro em primeira pessoa, 'Borderlands 2' volta com tudo em 2012 para dar continuidade à trama do planeta Pandora - um mundo meio velho oeste futurista repleto de monstros, robôs e híbridos

    Foto: Divulgação

  5. Com mecânica de dribles melhoradas e a volta da narração em português, Fifa 13 saiu-se na frente do rival PES 13 na escolha dos brasileiros e jogadores do mundo todo, com cerca de 9 milhões de cópias vendidas  Foto: Divulgação

    Com mecânica de dribles melhoradas e a volta da narração em português, 'Fifa 13' saiu-se na frente do rival 'PES 13' na escolha dos brasileiros e jogadores do mundo todo, com cerca de 9 milhões de cópias vendidas

    Foto: Divulgação

  6. Com uma busca por 120 carros, perseguições insanas da polícia e disputas ainda mais ferozes pelo mundo aberto Fairhaven, além do prazeroso estilo árcade. Need For Speed: Most Wanted saiu na frente do concorrente Forza Horizon como o melhor jogo de corrida de 2012  Foto: Divulgação

    Com uma busca por 120 carros, perseguições insanas da polícia e disputas ainda mais ferozes pelo mundo aberto Fairhaven, além do prazeroso estilo árcade. 'Need For Speed: Most Wanted' saiu na frente do concorrente 'Forza Horizon' como o melhor jogo de corrida de 2012

    Foto: Divulgação

  7. Sucesso repentino no mundo independente dos games a partir de 2009, Minecraft foi lançado para Xbox 360 em 2012 e se consolidou como uma das maiores febres na indústria  Foto: Divulgação

    Sucesso repentino no mundo independente dos games a partir de 2009, 'Minecraft' foi lançado para Xbox 360 em 2012 e se consolidou como uma das maiores febres na indústria

    Foto: Divulgação

  8. Um dos jogos mais bem recebidos em 2012 e um grande candidato a virar franquia, Sleeping Dogs quase não saiu do papel. Isso porque, o protótipo do jogo nasceu como um reboot da franquia True Crime, que logo foi cancelado pela Activision, em 2009  Foto: Divulgação

    Um dos jogos mais bem recebidos em 2012 e um grande candidato a virar franquia, 'Sleeping Dogs' quase não saiu do papel. Isso porque, o protótipo do jogo nasceu como um reboot da franquia 'True Crime', que logo foi cancelado pela Activision, em 2009

    Foto: Divulgação

  9. Novidade da Arkane Studios, Dishonored possui um roteiro não-linear onde o mais importante é saber o momento e o modo certo de ataque do que a carnificina pura, já que cada ação modifica seus passos pela história  Foto: Divulgação

    Novidade da Arkane Studios, 'Dishonored' possui um roteiro não-linear onde o mais importante é saber o momento e o modo certo de ataque do que a carnificina pura, já que cada ação modifica seus passos pela história

    Foto: Divulgação

  10. Para aqueles que gostam de jogos mais leves, mas mesmo assim repleto de cenários e objetos para explorar, LEGO Batman 2: DC Super Heroes pode ser o jogo do ano. Agora, Gotham City é um mundo aberto e o homem morcego versão cabeção amarelo divide missões com Robin e Super Homem, Flash, Lanterna Verde e outros heróis  Foto: Divulgação

    Para aqueles que gostam de jogos mais leves, mas mesmo assim repleto de cenários e objetos para explorar, 'LEGO Batman 2: DC Super Heroes' pode ser o jogo do ano. Agora, Gotham City é um mundo aberto e o homem morcego versão cabeção amarelo divide missões com Robin e Super Homem, Flash, Lanterna Verde e outros heróis

    Foto: Divulgação

  11. Para aqueles que gostam de jogos mais leves, mas mesmo assim repleto de cenários e objetos para explorar, LEGO Batman 2: DC Super Heroes pode ser o jogo do ano, com seu mundo aberto e diversão para todas as idades  Foto: Divulgação

    Para aqueles que gostam de jogos mais leves, mas mesmo assim repleto de cenários e objetos para explorar, 'LEGO Batman 2: DC Super Heroes' pode ser o jogo do ano, com seu mundo aberto e diversão para todas as idades

    Foto: Divulgação

/diversao/gente/retrospectiva/foto/0,,00.html