PUBLICIDADE

Da ciência às cidades: relembre as boas notícias de 2014

19 dez 2014 - 08h17
(atualizado em 5/12/2018 às 16h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Em 2014, o mundo avançou significativamente em algumas áreas e as boas notícias pipocaram nas áreas da medicina, política e ciência. Apesar do agravamento de alguns conflitos bélicos, a sociedade parece ter tomado consciência de alguns erros, como a caça a baleias no Japão e a emissão de poluentes na China.

No Brasil, algumas mudanças na legislação garantiram evolução na guarda compartilhada de filhos de pais separados e provocaram um debate maior sobre mobilidade urbana nas grandes cidades. Relembre, a seguir, algumas boas notícias do ano:

Clínica inicia teste de vacina contra câncer de mama

Em abril, uma clínica espanhola deu início a um teste para comprovar a eficiência da aplicação de vacinas personalizadas para reduzir as recaídas em pacientes que sofreram câncer de mama. As vacinas são elaboradas com células dendríticas (do sistema imune) da paciente e estimuladas com seu próprio tumor para reduzir a progressão do câncer de mama em um subgrupo determinado da doença, aquele no qual as células tumorais não indicam a proteína HER2.

Foto: Reproducción

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 74,9 anos

A expectativa de vida do brasileiro subiu para 74,9 anos em 2014, segundo cálculo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2013, a expectativa era de 74,6 anos. Uma criança de dez anos, por exemplo, tem a expectativa de viver até os 76,3 anos. Um jovem de 18 anos deve viver, em média, até os 76,6 anos.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Robô faz pouso inédito em cometa

Às 14h05 (horário de Brasília) do dia 12 de novembro de 2014, o robô Philae finalmente conseguiu aterrissar no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que está a 500 milhões de quilômetros da Terra, um feito inédito e histórico. Momentos antes de o robô pousar no corpo celeste, o clima na Agência Espacial Europeia era de total tensão. E, logo após a confirmação, os cientistas na sala de controle da agência em Darmstadt, na Alemanha, comemoraram, emocionados, o sucesso da manobra.

Pouco depois do pouso do robô Philae, as primeiras imagens feitas por ele começaram a chegar à Terra. Seus dados poderão ajudar a elucidar mistérios sobre cometas como esse e relíquias geladas dos tempos da formação do Sistema Solar.

Foto: ESA/ Getty Images

EUA e China anunciam acordo para redução de CO2

China e os Estados Unidos anunciaram em novembro de 2014 um acordo histórico para a redução da emissão de gases do efeito estufa. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa com o presidente chinês, Xi Jinping, e o americano, Barack Obama. Após meses de negociação, os líderes dos dois países que mais poluem no mundo decidiram criar novas metas para a redução das emissões.

Presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente da China, Xi Jinping, cumprimentam-se ao final de conletiva de imprensa conjunta, em Pequim. 12/11/2014.
Presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente da China, Xi Jinping, cumprimentam-se ao final de conletiva de imprensa conjunta, em Pequim. 12/11/2014.
Foto: Kevin Lamarque / Reuters

Senado aprova guarda compartilhada de filhos de divorciados

Foi aprovado em novembro de 2014 pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, o projeto de lei que garante a guarda compartilhada de filhos de pais divorciados, mesmo que não haja acordo entre as partes. Outro projeto aprovado pela comissão garante - a mulheres e vítimas de violência doméstica e sexual - o direito de serem atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Desigualdade no Brasil diminui com queda expressiva no Nordeste

A desigualdade econômica e social do Brasil apresentou nova queda em 2014 e a tendência, de acordo com a pesquisa "De Volta ao País do Futuro", elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é que ela siga caindo nos próximos anos.

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Cientistas anunciam cura funcional do HIV em criança nos EUA

Cientistas do Centro da Criança Johns Hopkins, de Nova York, das universidades do Mississipi e de Massachusetts apresentaram, em março, em uma conferência nos Estados Unidos o que chamaram do primeiro caso de uma "cura funcional" de uma criança infectada pelo HIV. Um paciente de 2 anos foi tratado com drogas antivirais nos primeiros dias de vida e não tem mais níveis detectáveis do vírus nem sinais da doença.

Foto: iStock

Empresa israelense cria bateria de celular que carrega em 30 segundos

Uma companhia israelense anunciou que desenvolveu uma tecnologia capaz de carregar um telefone celular em alguns segundos e um carro elétrico em minutos, avanços que podem provocar transformações em duas das indústrias mais dinâmicas do mundo.

Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

Japão anuncia redução da caça de baleias

O governo japonês decidiu continuar com a caça às baleias no Pacífico Norte, mas se compremetu a reduzir as capturas, por causa da sentença da Corte Internacional de Justiça (CIJ) que ordenou ao país deter esta atividade na Antártida. Este tipo de caça é tradicional na cultura japonesa e alvo de muita polêmica ao longo dos anos.

Anúncio de continuação da caça à baleia causou críticas por parte de defensores dos animais
Anúncio de continuação da caça à baleia causou críticas por parte de defensores dos animais
Foto: AFP

Lavanderia móvel ajuda moradores de rua na Austrália

Em Brisbane, na Austrália, os amigos Lucas Patchett e Nicholas Marchesi, ambos de 20 anos, decidiram colaborar com a higiene dos cerca de 300 sem-teto da cidade ao criar a Orange Sky Laundry, uma lavanderia móvel adaptada dentro de uma van. Com a ajuda de doações, os rapazes circulam pela cidade oferecendo o serviço gratuito.

Na Califórnia, ativistas criaram também um automóvel com chuveiros móveis para os sem-teto de San Francisco tomarem banho. A escassez de banheiros públicos inspirou uma moradora da cidade a criar as duchas móveis.

Foto: Reprodução

Homem com paralisia volta a caminhar após tratamento revolucionário

Um homem com paralisia, provocada por um ataque com faca, voltou a andar graças a um transplante de células nervosas realizado na Polônia, em uma operação sem precedentes. Darek Fidyka, um búlgaro, é a primeira pessoa no mundo a se recuperar de um rompimento total dos nervos da coluna vertebral, segundo um artigo publicado na revista científica Cell Transplantation.

Darek Fidyka voltou a andar após receber transplante de células olfativas
Darek Fidyka voltou a andar após receber transplante de células olfativas
Foto: BBC News Brasil

 

Exame de câncer de próstata se torna obrigatório no SUS

No mês de outubro, foi publicada no Diário Oficial da União a lei que garante o exame de detecção precoce do câncer de próstata pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a publicação, as unidades de saúde da rede pública são obrigadas a fazer exames de detecção precoce do câncer de próstata sempre que, a critério médico, o procedimento for considerado necessário. 

A lei prevê a sensibilização de profissionais de saúde por meio da capacitação e da reciclagem, em relação aos novos avanços nos campos da prevenção e da detecção precoce da doença.

Foto: Oswaldo Corneti / Fotos Públicas

Avó da Praça de Maio encontra neto

Em agosto, Estela de Carlotto, a líder das Avós da Praça de Maio da Argentina comemorou o aparecimento do neto. O garoto é filho de Laura Carlotto, filha mais velha de Estela, sequestrada pela ditadura militar argentina em novembro de 1977, grávida de três meses. Assassinada poucos dias apos dar à luz, os restos de Laura foram entregues à família no dia 25 de agosto de 1978. A partir de esse evento, a mãe de Laura, Estela, deu início a uma busca incessante por seu neto.

Guido, hoje Ignacio Hurnan, é músico, está casado e vive em Olavarría, cidade da província de Buenos Aires. O homem, de 36 anos, realizou voluntariamente o exame de DNA que confirmou seu parentesco com a avó, Estela de Carlotto.

Estela Carlotto celebra o apareciemtno do neto, desaparecido desde a ditarura argentina
Estela Carlotto celebra o apareciemtno do neto, desaparecido desde a ditarura argentina
Foto: Victor R. Caivano / AP

Pesquisa revela que saliva do carrapato pode curar câncer

Estudos feitos por pesquisadores do Instituto Butantan a partir da genética do carrapato Amblyoma cajennense, conhecido como carrapato-estrela, identificaram uma proteína com ação anticoagulante e potencialmente anticancerígena. As pesquisas indicaram redução ou eliminação de tumores do tipo melanoma (câncer de pele), tumores de pâncreas e renais, e a redução de metástases pulmonares, dependendo do número de doses. O estudo, financiado pela União Química Indústria Farmacêutica, aguarda autorização da Anvisa para ser aplicado em humanos.

Foto: Dr. Christopher Paddock e James Gathany / CDC

Anvisa estuda reclassificar canabidiol como medicamento

O canabidiol é uma substância presente na folha da maconha (Cannabis sativa) usada para tratamento de doenças neurológicas, câncer, mal de Parkinson, entre outras. Caso seja reclassificado, o componente vai para a "Lista C1", que é uma lista de medicamentos controlados. A reclassificação, segundo o presidente substituto da Anvisa, Ivo Bucaresky, promete facilitar a importação da substância por pessoas jurídicas e para pesquisas científicas.

Foto: Maj. Will Cox/ Georgia Army National Guard

‘Vaquinhas’ online ganham força e ajudam pessoas

Pelo menos duas ações de financiamento coletivo, o chamado crowdfuding, foram criadas para arrecadar fundos para recompensar o dono do veículo queimado por manifestantes ao lado do prédio da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na capital fluminense, durante um protesto em junho.

Mais tarde, em novembro, internautas criaram uma vaquinha para ajudar a agente de trânsito Luciana Silva Tamburim, condenada pela Justiça do Rio a pagar R$ 5 mil a um juiz após parar o magistrado em uma blitz da Lei Seca. Ele estava sem carteira da habilitação. 

Foto: Mauro Pimentel / Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade