PUBLICIDADE

Inflação oficial desacelera, mas ainda supera meta em 1 ano

8 dez 2011 - 21h08
Compartilhar

A alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou a 0,43% em outubro, ante 0,53% de setembro, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. No entanto, no acumulado em 12 meses, o índice utilizado pelo governo federal nas metas de inflação ficou em 6,97%, recuando em relação aos 7,31% registrados nos doze meses imediatamente anteriores, mas ainda acima do "teto" estipulado pelo governo de 6,5%.

Nos dez primeiros meses do ano, o indicador apresenta alta de 5,43%, acima da taxa de 4,38% relativa a igual período de 2010. Em outubro do ano passado, a taxa havia ficado em 0,75%. Uma falha no sistema de publicação do IBGE acabou disponibilizando os números a alguns usuários na noite da quinta-feira, mas os dados completos foram divulgados apenas nesta sexta-feira.

"Os preços dos alimentos (de 0,64% em setembro para 0,56% em outubro) continuaram aumentando, mas em ritmo menos acelerado, causando impacto de 0,13 ponto percentual ao invés dos 0,15 do mês anterior. Entre os principais produtos que contribuíram para este comportamento, destacam-se o leite (de 2,47% para 0,05%), frango inteiro (de 2,94% para -0,05%) e feijão carioca (de 6,14% para -1,88%)", diz o IBGE em nota.

Houve desaceleração também do ritmo de alta do grupo Transportes, de 0,78% para 0,48%, devido a menores altas de passagens aéreas. Os custos de Habitação também subiram menos, em 0,62% em outubro contra 0,71% em setembro, refletindo menores elevações de tarifa de água e esgoto e energia elétrica e do gás de botijão (de 1,36% para 0,10%).

Entre os itens de Despesas pessoais, destaque para os custos de empregados domésticos, que passaram de elevação de 1% em setembro para 0,10% agora, cabeleireiro - de 1,03% para 0,54% - e costureira - de 0,75% para 0,41%. Com isso, os preços do grupo reduziram a alta de 0,53% para 0,22%.

Com informações da Reuters.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade