NotíciasRetrospectiva2008Diversão

 

Diversão

Na TV, menina Maísa comete gafes e conquista público

SBT/Divulgação Maísa é novo fenômeno da TV brasileira Maísa é novo fenômeno da TV brasileira
Há pouco mais de seis meses, uma apresentadora chamou a atenção de um jeito que não acontecia há muito tempo na TV. Descoberta por Raul Gil há três anos, no quadro de jovens talentos, Maísa Silva, 6 anos, é hoje contratada do SBT e apresenta um programa ao vivo nas manhãs de sábado, o Sábado Animado.

» Veja fotos de Maísa

Apesar de ser uma criança - e agir como uma -, Maísa conquistou mesmo foi os marmanjos, tomados pelas piadas inconscientemente "maldosas" da pequena. No SBT, ela é a grande protegida de Silvio Santos, que proíbe que ela faça qualquer tipo de entrevistas, mesmo sabendo que isso traria mais publicidade para a emissora paulistana.

Apesar do destaque na tela da TV, foi na Internet que Maísa ficou conhecida. Aos poucos, os vídeos com suas gafes foram colocados no You Tube, atraindo milhares de internautas. Em um deles, a apresentadora conta a Silvio Santos que soltou "pum" durante o quadro Pergunte à Maísa, sucesso das tardes de domingo no Programa Silvio Santos. Somente este vídeo já foi clicado mais de 770 mil vezes.

As gafes de Maísa não param por aí: ela já disse que estava bêbada, tirou sarro da cara dos espectadores e soltou pérolas, do tipo "sou uma apresentadora de primeira classe". Atualmente, estima-se que o salário da garota seja de R$ 25 mil no SBT, soma entre salário fixo e merchandising, que aumentou consideravelmente no segundo semestre. Muitas marcas brasileiras, especialmente as que vendem brinquedos, brigam por um espaço no horário que Maísa está no ar.

As frases de "impacto" da menina também geram repercussão nas grandes mídias. Assim, Silvio Santos se "delicia" com o sucesso de sua cria. Sucesso esse que faz ela bater, freqüentemente, a audiência de Xuxa nas manhãs de sábado.

A própria apresentadora global já tentou alfinetar o SBT e o aumento do espaço de Maísa na TV. "Chamei a Maísa para a sessão de autógrafos, mas disseram que ela estava gravando. Estranho, pois há uma lei que proíbe crianças de trabalharem esse horário", disse ela no lançamento do disco Xuxa Só Para Baixinhos 8, em setembro deste ano.

Fora das telas, a mãe de Maísa, Gislaine Silva, 30, faz questão de manter a pequena longe dos holofotes. Apesar de ter aumentado a renda da família, ela conta com a ajuda do SBT para mantê-la afastada do doentio cerco que ronda os famosos no País.

Por essas e outras razões, Maísa não mora em São Paulo, mas em São José dos Campos, onde freqüenta a primeira série do colégio de segunda a sexta. Duas vezes na semana, ela se dirige à capital paulista para trabalhar. Às terças, se encontra com Silvio Santos para gravar o quadro Pergunte à Maísa e aos sábados apresenta o Sábado Animado ao vivo, que começa cedo. Para este compromisso, ela chega pelo menos duas horas antes na emissora, onde é recebida por uma equipe de maquiadores, cabeleireiros e figurinistas, que cuidam do seu visual.

O "fenômeno Maísa" não se limita ao SBT. Vendo o que perdeu, Raul Gil vira e mexe exibe algumas participações da apresentadora em seu programa na Band. No CQC, ela aparece semanalmente no quadro Top Five, onde suas gafes ficam cada vez mais conhecidas.

O Pânico na TV! também tratou de criar uma paródia com Malisa, a Menina Monstro. A personagem interpretada por Cesar Polvilho fuma cigarro, fala palavrões e bebe, fazendo uma referência clara ao fato de Maísa ser uma "apresentadora prodígio". A garota parece se divertir com tudo isso.

A equipe do SBT jura, de pés juntos, que Maísa não tem textos preparados antes de ir ao ar. Tudo é espontâneo. Ousadia ou não, a menina continua provando que o sucesso independe do preparo ou da experiência. Silvio Santos, o "homem do baú", também sempre foi conhecido pela coragem com que coloca programas e apresentadores aparentemente fadados ao fracasso no ar. E nem sempre ele erra. O problema é: até quando dura?

Gafes conhecidas de Maísa

"Eu sou apresentadora de primeira classe", afirma após brigar com espectador no telefone.

"Todo mundo solta 'pum' aqui. Não tem ninguém que é seco segurado", disse ela após um ataque de dor de barriga.

"Sou chique, bem", cita após dizer que "anel" a faz lembrar compromisso.

"Você não manda na minha vida", responde ela a Silvio Santos após uma exigência do homem do baú.

"Vaca é tua mãe, Silvio", diz Maísa após não entender uma piada do apresentador.

"Coitada da Xuxa", diz Maísa ao ler uma revista que afirma que ela venceu a apresentadora da Globo na audiência.

Redação Terra