PUBLICIDADE

Mundo

Reino Unido registra mais quatro casos da gripe suína

25 mai 2009 - 13h04
(atualizado às 13h20)
Compartilhar

Quatro novos casos de gripe suína confirmados hoje pelas autoridades sanitárias do Reino Unido elevam para 137 o total de infectadoss neste país.

Os últimos casos, três crianças e um adulto, foram detectados em Londres, no sudeste da Inglaterra e no condado de West Midlands, segundo a Agência de Proteção da Saúde (HPA, em inglês).

Três dos infectados eram pessoas que estavam vinculadas a casos diagnosticados anteriormente, enquanto o quarto é um paciente que tinha retornado recentemente de uma viagem.

A HPA lembrou que os casos confirmados neste país foram "leves" até o momento, e ressaltou que a estratégia de contenção do vírus está sendo "efetiva", mas advertiu que não se deve baixar a guarda.

Há dez dias, o Governo britânico anunciou um acordo com duas farmacêuticas para receber, até o final do ano, 90 milhões de doses de uma vacina pré-pandêmica da gripe suína, que será oferecida à população à margem sobre se declara oficialmente ou não uma pandemia.

Se no período até dezembro a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar essa pandemia, entraria em vigor outro contrato que autoriza a produção de 132 milhões de doses de uma vacina específica.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade