PUBLICIDADE

África

Rebeldes assumem controle da principal cidade do norte de Mali

1 abr 2012 - 06h46
(atualizado às 07h12)
Compartilhar

Os rebeldes tuaregues do Movimento Nacional para a Liberação de Azawad (MNLA) anunciaram neste domingo que tomaram o controle de Gao, a principal cidade do norte de Mali, situada a cerca de 1 mil km da capital Bamaco.

"O Movimento Nacional de Libertação de Azawad informa que sua bandeira ondeia por toda a localidade e que a região de Gao está a partir de agora sob seu controle e administração", afirmou um comunicado do MNLA divulgado no site da organização.

As tropas rebeldes lançaram no sábado passado uma ofensiva contra as posições do exército na cidade, após terem tomado o controle da localidade vizinha de Ansongo.

No início da ofensiva, o capitão Amadu Haye Sanogo, chefe da Junta Militar que depôs em 22 de março o presidente Amadu Tumani Touré, solicitou que o exército malinês abandonasse Gao. Os rebeldes confirmaram a retirada das tropas e anunciaram que tomaram controle dos dois principais quartéis da localidade.

O MNLA disse que a ofensiva continuará e que o objetivo agora é a cidade de Tombuctu, a cerca de 950 quilômetros da capital. A organização também pediu que a Comunidade Econômica da África do Oeste (Cedeao) interfira no conflito para "restabelecer a paz". A Cedeao, que conta com quinze membros, entre eles Mali, condenou anteriormente as ações do MLNA e defendeu a unidade territorial no país.

Em janeiro, a organização iniciou uma grande ofensiva para a "libertação de Azawad", uma região de 850 mil km² localizada na zona desértica de Mali e habitada por tribos árabes e tuaregues.

EFE   
Compartilhar
Publicidade