PUBLICIDADE

Política

Quércia diz que aliança PT-PMDB não passa em convenção

21 out 2009 - 18h10
(atualizado às 18h43)
Compartilhar

Aliado do governador José Serra (PSDB-SP), o presidente do PMDB de São Paulo, Orestes Quércia, desafiou o acordo firmado entre seu partido e o PT para as eleições de 2010. Ele disse nesta quarta-feira que o pacto não será chancelado pela convenção do PMDB no ano que vem.

PT e PMDB anunciaram na terça-feira um pré-compromisso de apoio à candidatura presidencial da ministra Dilma Rousseff, em que caberá aos peemedebistas a indicação da vice na chapa. "Não foi o PMDB, foi um grupo dentro do PMDB que tomou a decisão do acordo", disse Quércia, indicando o presidente da legenda, deputado Michel Temer (SP); o presidente do Senado, José Sarney (AP); e o senador Renan Calheiros (AL).

O ex-governador paulista acusou as lideranças de seu partido de anunciarem o fechamento da união como forma de pressionar os diretórios estaduais. "Fugiram do diálogo. Eles não vão conseguir passar na convenção porque não terão maioria", afirmou. As convenções dos partidos, que definem as candidaturas e as coligações, serão realizadas em junho do próximo ano para as eleições de outubro.

A posição do ex-governador, que defende o apoio do PMDB à provável candidatura de Serra, ainda é minoria na legenda. O próprio Quércia admite que, além do diretório de São Paulo, apenas Pernambuco e Santa Catarina estariam contra o acordo com o PT. Ele afirmou que vem conversando com peemedebistas de outros Estados para atrair aliados à candidatura Serra.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade